Bruno Hazov   |   23/10/2023 12:13

Governo do Paraná incentiva pesca esportiva com linha de crédito

Linha Pesca e Náutica oferece crédito de R$ 30 mil e prazo de pagamento de 60 meses para profissionais


Gilson Abreu/ AEN
O lançamento do programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica ocorreu durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento filantrópico promovido pela prefeitura do Oeste do Paraná e pela Associação Assistencial de Guaíra neste sábado (21), que reuniu 158 equipes de pescas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai
O lançamento do programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica ocorreu durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento filantrópico promovido pela prefeitura do Oeste do Paraná e pela Associação Assistencial de Guaíra neste sábado (21), que reuniu 158 equipes de pescas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, lançou neste sábado (21) o programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica, com a presença de 158 equipes de pesca do Noroeste do Estado, além de pescadores do Mato Grosso do Sul e Paraguai. O objetivo é disponibilizar uma linha de crédito para financiar atividades ligadas à pesca esportiva.

A linha Pesca e Náutica oferece crédito de até R$ 30 mil e prazo de pagamento de até 60 meses (incluindo carência) e é destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca. Os recursos podem ser usados para aquisição de pequenas embarcações, motores, implementos e capital de giro para a atividade.

O programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica foi desenvolvido em uma parceria do governo do estado com a Fomento Paraná, em conjunto com a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Sedest, Secretaria do Turismo (Setur) e Federação Paranaense de Pesca Esportiva (Fepap). Os recursos da nova linha são do Fungetur/Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

“Lançamos um grande programa que é para fomentar o Paraná por meio da pesca esportiva. Vamos financiar barcos para o pessoal que trabalha no setor de Turismo. Também vamos financiar fabricantes de barcos de alumínio, as chamadas voadeiras. Essa linha vai para toda a cadeia produtiva da pesca, para quem quer comprar seu barco a juro subsidiado para trabalhar. Outro ponto importante é que com a pesca esportiva nós incentivamos a sustentabilidade. O pesque e solte está crescendo muito aqui no Paraná, o que movimenta toda a cadeia de Turismo, desde o pessoal das pousadas, setor hoteleiro, restaurantes, lanchonetes até os guias de barco, que levam e trazem os pescadores esportivos para sua atividade de lazer”.

Ratinho Júnior, governador do Paraná

Em nota, a Sedest informou que o incentivo ao Turismo sustentável pela pesca esportiva ocorre por meio do calendário anual de competições do Estado. Além do anúncio, o governador também devolveu ao Rio Paraná cerca de 30 peixes nativos dentro do programa Rio Vivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Segundo a Fepap, em 2023 foram promovidos 48 eventos de pesca esportiva no Paraná, reunindo em média de 50 a 100 equipes envolvendo de 250 até 400 embarcações e cerca de 3 mil pessoas por competição.

Tópicos relacionados