Bruno Hazov   |   10/10/2023 18:00

Governo de São Paulo lança programa "SP Pra Crianças" na capital

Com benefícios para todo o setor, público com crianças é hoje o que mais realiza viagens por SP

Divulgação Setur-SP/ Alan Morici
Roberto de Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil
Roberto de Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil

O Governo de São Paulo lançou o programa "SP Pra Crianças", ação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) que tem o objetivo de promover ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil. O anúncio foi feito na sede da Secretaria de Turismo e Viagens de SP, na capital paulista, nesta terça-feira (10). De acordo com a Fundação Seade, as famílias são o público que mais investe em viagens no Estado de SP.

“Os destinos que agradam as famílias são destinos seguros e diversificados. As crianças geram benefícios para toda a cadeia do Turismo, tornando o nosso setor mais completo”

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP

Roberto de Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar, por meio de um decreto, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao Turismo familiar no Estado de SP.

O grupo terá representantes da Setur-SP e mais dez parceiros: a secretaria de Turismo da capital; a Secretaria de Transportes de SP, com o Metrô; o Detran; a SPTuris; a Resorts Brasil; SPPC; além de associações de agências de viagens (Abav-SP); de parques de diversões (Adibra); de parques e atrações turísticas (Sindepat) e do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

O "SP Pra Crianças" se apoia em um tripé de ações práticas: promoção, com a criação de rotas turísticas amigáveis às crianças, com programas que unam Turismo e educação; capacitação da mão-de-obra, para que se tornem mais atraentes e seguras ao público infantil, além de soluções tecnológicas, como a criação de um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, com ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

Dados do Turismo familiar

A Setur-SP também divulgou nesta terça (10) uma sondagem feita com mais de 1 mil famílias para conhecer as intenções de viagem no feriado prolongado do dia 12 de outubro. Entre as pessoas que moram em São Paulo e viajam com a família, a maioria (80%) escolheu um destino de proximidade, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Entre as atividades escolhidas para o lazer, as praias (37,6%) ocupam o topo da lista, seguidas pelos atrativos rurais (16,5%), destinos com foco na cultura, no lazer e na gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%). A maior parte das famílias (85%) permanece no destino por mais de um dia, com um gasto médio de R$ 812 por pessoa.

Tópicos relacionados