Bruno Hazov   |   09/01/2024 10:28
Atualizada em 09/01/2024 10:31

Minas Gerais lidera crescimento da atividade turística no Brasil

Em 2023, o Estado de MG recebeu cerca de 31 milhões de turistas, que movimentaram R$ 34 bilhões


Gil Leonardi / Imprensa MG
Turismo liderou a criação de novos empregos no Estado de Minas Gerais em 2023
Turismo liderou a criação de novos empregos no Estado de Minas Gerais em 2023

De acordo com dados do IBGE, o Estado de Minas Gerais ficou em primeiro lugar na variação do volume da atividades turística acumulada nos últimos 12 meses, liderando o crescimento do Turismo no Brasil, com 31 milhões de turistas recebidos em 2023.

No ano de 2023 a atividade turística no Estado de MG movimentou cerca de R$ 34 bilhões, sendo responsável pela criação de 50 mil empregos – 26% de todos os postos de trabalho gerados até novembro do ano passado – segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Turismo foi o setor que mais empregou no ano de 2023 em Minas Gerais.

“A economia da criatividade é responsável por mais de 755 mil empregos em toda Minas Gerais. É o setor que mais emprega, e ainda faz isso de maneira sustentável. A meta do Mais Turistas e do Minas Criativa é criar 100 mil empregos no setor até o final de 2024, e estamos no caminho certo”

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Novos Roteiros Turísticos

Em nota emitida pela Agência Minas o governo estadual ressalta que, uma das razões para o bom desempenho é a política de descentralização adotada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do programa Mais Turistas, que buscou fortalecer o Turismo em outras regiões menos conhecidas do Estado. Um exemplo disso é chamada Rota Turística Cafés do Cerrado, um novo produto turístico inaugurado em Patrocínio (MG) no final do ano passado, que oferece ao visitante contato direto com produtores de cafés na região do Cerrado Mineiro.

Além da rota Cafés do Cerrado, foi lançada a rota Cafés do Sul de Minas, englobando as cidades de Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília e a Rota das Artes, que abrange Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

A partir do Diversifica, projeto que integra o programa Mais Turistas, elaborado em parceria com o Sebrae Minas, o Governo do Estado de MG pretende estruturar 16 novas rotas nos segmentos gastronômico, cultural, religioso, de aventura e de natureza, alcançando municípios nas diversas mesorregiões do estado.

Tópicos relacionados