Bruno Hazov   |   18/03/2024 17:50

Embratur apresenta destinos brasileiros em festival de cinema em Paris

Três documentários apresentarão o que o Brasil oferece em termos de afroturismo, gastronomia e religião

Divulgação Embratur
Episódio da série especial Turismo Transforma mostra como o Círio de Nazaré impulsiona o turismo religioso no Pará
Episódio da série especial Turismo Transforma mostra como o Círio de Nazaré impulsiona o turismo religioso no Pará

A Embratur vai apresentar destinos turísticos brasileiros na 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A agência irá exibir três documentários da série Turismo Transforma, abordando temas como Turismo religioso, Afroturismo, Turismo de base comunitária e produção e cadeia turística no Brasil.

O documentário sobre Turismo religioso irá apresentar a história da festividade Círio de Nazaré, a maior do Estado do Pará, remontando a uma história de milagre ocorrido no século XVIII. Outro documentário irá ter foco na gastronomia, apresentando pratos típicos brasileiros, como o queijo canastra e seu ciclo, da produção até o uso em restaurantes premiados. Por último, será exibido um documentário sobre Afroturismo e a história preta do Brasil, mostrando o impacto positivo do afroturismo nas localidades em que este segmento tem se estruturado e recebe turistas estrangeiros.

Nesta edição, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris apresentará 30 filmes em cinco mostras: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga (premiado ator e diretor do cinema negro brasileiro). O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participará do evento, realizado pela empresa Jangada, da carioca Katia Adler, e que reúne, anualmente, mais de 5 mil espectadores.

Levar os documentários do Turismo Transforma para o Festival de Cinema Brasileiro de Paris é uma forma de colocarmos em evidência os destinos turísticos do Brasil. Fazemos isso mostrando nossa cultura, nossa história, nossa diversidade, e um país plural e democrático. Mostramos, mais uma vez, que o Brasil voltou. Isso fica ainda mais importante quando pensamos que o ano de 2025 será o ano do Brasil na França e da França no Brasil, e temos muito a oferecer aos franceses em cultura, sustentabilidade, gastronomia, natureza e mais”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

França-Brasil

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, a França foi o sexto maior emissor de turistas para o Brasil no mundo e o primeiro da Europa em 2023. No ano passado, o Brasil recebeu 187.559 turistas franceses. O número é pouco mais de 43% maior do que o registro de 2022, quando o total de entradas foi de 130.910. Além disso, no primeiro mês de 2024, a entrada dessa parcela de turistas internacionais foi de 15.509, um aumento de 29,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para este ano, estão previstos 616.125 assentos em 1.953 voos vindos da França. O número representa, novamente, um aumento de 9,2% no número de assentos e de 7,2% no de voos. Eles são operados pelas empresas Air France (1251), Latam (359) e Azul (343, um crescimento de 61% em relação ao ano passado). Esses voos irão pousar nos aeroportos de Guarulhos (55,7%), Galeão (18,7%), Viracopos (17,6%) e Fortaleza (8%).

Tópicos relacionados