Bruno Hazov   |   28/03/2024 10:33

Uberaba (MG) é classificada como Geoparque Mundial da Unesco

Cidade mineira é a 6ª localidade brasileira a receber a classificação


Arquivo MTur
Uberaba (MG) possui relevância mundial no campo da paleontologia, por ser o local onde diversos fósseis de dinossauros foram encontrados
Uberaba (MG) possui relevância mundial no campo da paleontologia, por ser o local onde diversos fósseis de dinossauros foram encontrados

A cidade mineira de Uberaba foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Geoparque Mundial. O reconhecimento é dado pela relevância internacional do município com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. É a sexta cidade brasileira a contar com o título internacional.

Para concorrer ao título de Geoparque Mundial a cidade de Uberaba enviou uma proposta para a Unesco destacando três pilares de atuação do município: "o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial"; " Capital mundial do Zebu" e a "Terra dos dinossauros no Brasil".

O título reforça a promoção do Turismo sustentável tanto no município quanto no Estado de Minas Gerais, além de influenciar no desenvolvimento econômico da população local. Em todo o mundo, apenas 213 cidades em 48 países possuem o título concedido a Uberaba.

“A chancela internacional da Unesco permite que esses geoparques se destaquem como territórios de desenvolvimento sustentável, além de se tornarem produtos turísticos de destaque internacional. Com isso, o Brasil aumenta sua competitividade e visibilidade nesse tipo de Turismo”

Fabiana Oliveira, Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur

Geoparques são áreas geográficas unificadas de relevância geológica internacional e que são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O título não está ligado apenas à questão geológica, mas busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

Confira a lista de localidades brasileiras que possuem o título de Geoparque Mundial:

  • Araripe (entre CE, PE e PI)
  • Seridó (RN)
  • Caminhos dos Cânions do Sul (SC e RS)
  • Caçapa do Sul (RS)
  • Quarta Colônia (RS)
  • Uberaba (MG)

Tópicos relacionados