Bruno Hazov   |   27/03/2024 13:57   |   Atualizada em 27/03/2024 13:59

Recife cria Escola de Turismo para capacitar profissionais para o trade

Em parceria com instituições de ensino, escola ofertará cursos em diversos segmentos do Turismo


Senac-PE
Em 2024, a Secretaria de Turismo e Lazer de Recife prevê qualificar mais de 8 mil profissionais
Em 2024, a Secretaria de Turismo e Lazer de Recife prevê qualificar mais de 8 mil profissionais

A Prefeitura de Recife anunciou a criação de uma Escola de Turismo para formar talentos locais e qualificar o trade turístico pernambucano. O lançamento da Escola de Turismo do Recife ocorreu no auditório da Faculdade Senac e contou com uma aula inaugural com o tema “Destinos Turísticos Inteligentes e Criativos”.

Esta será a quinta escola de Turismo no País, que possui instituições semelhantes em Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió.

A Escola de Turismo do Recife vai ofertar diversos cursos no segmento de Turismo, com temáticas como eventos, hospitalidade, hotelaria, transporte, entre outros. A ideia é conectar o poder público, as empresas do segmento turístico e os futuros profissionais do setor, promovendo a geração de empregos de forma acertiva para atender às demandas do trade.

Os cursos iniciais serão na área de fotografia, hospitalidade e guias de Turismo. Além disso, Senac-PE e a ABIH-PE ofertarão vagas para cursos de formação de garçons, camareiras, auxiliar de cozinha, entre outros.

A Escola de Turismo do Recife terá parcerias estratégicas com o Programa Desenvolve, da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, bem como com instituições de ensino tradicionais, como Senac, Sebrae e Universidade Federal de Pernambuco. Os diversos cursos oferecidos serão ministrados em escolas profissionalizantes da prefeitura e em espaços de instituições parceiras.

Qualificação em Números

Segundo dados da secretaria de Turismo e Lazer de Recife, entre 2019 e 2022, mais de 6 mil foram qualificados em ações da Setur e outros 7 mil em 2023. Em 2024, a Secretaria prevê qualificar mais de 8 mil profissionais, direta e indiretamente, bem como pretende investir na formação de mais de mil pessoas.

Tópicos relacionados