Bruno Hazov   |   02/08/2023 12:24

Adit Invest discute mercado imobiliário em São Paulo; veja fotos

Principal seminário do Brasil sobre funding e investimentos imobiliários acontece na capital paulista


PANROTAS / Emerson Souza
Caio Calfat, presidente do conselho Adit, Martín Diaz, presidente executivo da entidade e Irapuã Dantas, CEO da CV Real Estate abriram o evento Adit Invest 23
Caio Calfat, presidente do conselho Adit, Martín Diaz, presidente executivo da entidade e Irapuã Dantas, CEO da CV Real Estate abriram o evento Adit Invest 23

Começou na manhã desta quarta-feira (2) o Adit Invest, principal seminário do Brasil sobre funding e investimentos imobiliários. Participam do encontro cerca de 330 convidados representando 18 Estados diferentes do Brasil.

Durante a abertura, Caio Calfat, presidente do conselho Adit Brasil, comemorou o público recorde para essa nova etapa do evento na casa do mercado imobiliário, o Secovi-SP. Ao lado de Martín Diaz, presidente executivo da entidade, e Irapuã Dantas, CEO da CV Real Estate, deu as boas vindas aos convidados e apresentou a agenda do dia, com palestras e debates comandados por nomes renomados do mercado imobiliário brasileiro.

O primeiro painel foi comandado por Celso Pretrucci, economista-chefe do Secovi-SP, que analisou as expectativas do PIB brasileiro e da economia ao longo dos últimos oito anos, comentando o comportamento do mercado de capitais a partir de índices como saldo de empregos formais, taxa Selic e expansão do mercado imobiliário.

Segundo o economista, só no último ano entraram R$ 300 bilhões em disponibilidade de recursos no mercado de capitais. No primeiro trimestre do ano, houve redução de 30% de lançamentos de unidades residenciais vendidas por região, por conta da contração do programa Minha Casa Minha Vida, no Estado de São Paulo. Apesar disso, o mercado imobiliário está crescendo na cidade: nos últimos 12 meses, foram vendidos 36 bilhões de imóveis novos na cidade de São Paulo, ou R$ 100 milhões por dia em imóveis novos.

"O mercado imobiliário nacional não tem problema de demandas, está bem aquecido e não terá problemas de demanda pelos próximos anos. Por mais que o poder de compra tenha caído, a velocidade de vendas de imóveis cresce a cada ano, desde o fim da pandemia", comentou Petrucci.

A expectativa de todo o mercado imobiliário é pela redução da taxa Selic a partir de hoje, diminuindo o custo do mercado de capitais, aumento a valorização imobiliária e consolidando as operações imobiliárias com estrutura de mercado de capitais, resultando em um segundo semestre mais positivo para toda a cadeia produtiva. Também é esperado o crescimento das operações do Minha Casa Minha Vida, com as decisões recentes do Conselho Curador do programa, que resultarão em mais vendas de imóveis ainda este ano.

Veja fotos do evento no álbum a seguir.

Tópicos relacionados