Maria Izabel Reigada   |   05/04/2023 14:33
Atualizada em 05/04/2023 14:41

Plano aeroviário do MS tem investimento de R$ 250 milhões

Pelo menos nove aeroportos do Estado já passam por melhorias

Agesul
Pista do Aeroporto de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul
Pista do Aeroporto de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul

O Governo do Mato Grosso do Sul divulgou plano aeroviário de cerca de R$ 250 milhões para desenvolver a infraestrutura aeroportuária do Estado, em um total de 20 aeródromos. Desses, nove já passam por melhorias, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo. “Estamos com obras em andamento em nove aeroportos, como cercamento, iluminação e recomposição de pavimento”, diz o titular da Seilog. “Também temos investimentos contratados em três novos projetos: ampliação do Aeroporto de Santa Maria, em Campo Grande; e melhorias nos aeroportos de Bonito e Costa Rica”, completa.

Além das obras em andamento e dos projetos contratados, a Seilog tem ainda sete projetos de aeródromos pelo Estado: Água Clara, Santa Maria (Campo Grande), Inocência, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Corumbá, sendo nesta última dois aeroportos que atenderiam o Pantanal, um em Nhecolândia e outro em Morro do Azeite. Muito além do turismo, os novos aeródromos têm como foco o escoamento da produção agrícola. “Maracaju é uma das regiões que mais produz soja em Mato Grosso do Sul e tem apelo comercial e empresarial muito grande”, explica o secretário. Outros três projetos em fase de estudo de viabilidade fazem parte do plano: em Amambai, Aquidauana e Mundo Novo.

Em obras

Bonito é um dos nove aeroportos que passam por melhorias, com a troca da cobertura do terminal de passageiros. Em Camapuã, está sendo realizado o cercamento da pista e restauração do pavimento. Em Cassilândia, também é feito cercamento, mesma melhoria que vem sendo realizada nos equipamentos de Jardim, Naviraí e Paranaíba. O Aeroporto de Dourados tem dois projetos em andamento: um de recomposição da pista e estrutura do lado ‘ar’ e outro de execução do novo terminal de passageiros. Em Nova Andradina, está sendo feita a rodovia de acesso ao aeródromo, enquanto em Porto Murtinho é realizado cercamento com guarita e projeto de sinalização horizontal.


*Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Tópicos relacionados