Bruno Hazov   |   09/06/2023 14:10

Vinci Airports anuncia modernização de aeroporto em Porto Velho (RO)

Recursos partem da concessionária francesa que administra o ativo pelos próximos 30 anos


Divulgação Governo de Rondônia
O Aeroporto Internacional de Porto Velho, na capital de Rondônia
O Aeroporto Internacional de Porto Velho, na capital de Rondônia

A concessionária francesa Vinci Airports anunciou a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Porto Velho, na capital do Estado de Rondônia. A empresa tem a concessão de administração do terminal aeroportuário pelos próximos 30 anos desde que venceu o leilão de concessão e já opera sete aeroportos na região Norte, com investimentos de R$ 1,48 bilhão.

As obras de revitalização e ampliação incluem a construção de uma nova área de embarque, instalação de pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores que aumentarão a acessibilidade do aeroporto e ampliação da área de fiscalização. Em uma segunda etapa, a empresa também projeta melhorias nas pistas de pouso e decolagem.

A empresa arrematou a concessão do Aeroporto de Porto Velho em leilão promovido pelo governo federal em 2021. Além desse ativo, a empresa opera outros aeroportos na região: Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Boa Vista/RR, Aeroporto de Manaus, Tefé e Tabatinga/AM. Todas essas concessões renderam R$ 420 milhões à União.

“A Vinci Airports aposta na modernização dos aeroportos que opera, a fim de prover experiências positivas aos passageiros. Em Porto Velho, entregaremos um aeroporto completamente diferente, espaçoso, moderno e confortável para os passageiros e, com isso, queremos contribuir com a expansão do tráfego aéreo, o desenvolvimento econômico, turístico e social de Rondônia”, comenta a CEO da companhia no Brasil, Karen Strougo.

Recentemente, o Aeroporto Internacional de Porto Velho foi considerado um dos 20 terminais aeroportuários mais pontuais do mundo, segundo relatório de desempenho realizado pela Portal Official Aviation Guide (OAG) em 2022, que apontou uma pontualidade de 94,6% dos voos realizados.

Tópicos relacionados