Maria Izabel Reigada   |   16/04/2023 14:14
Atualizada em 17/04/2023 08:54

Bahia terá fábrica de querosene de aviação sustentável com dinheiro árabe

Memorando foi assinado pelo governador da Bahia em Abu Dhabi

Ricardo Stuckert/Presidência da República
O xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan e o presidente Lula, sábado, em Abu Dhabi
O xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan e o presidente Lula, sábado, em Abu Dhabi

Escala no retorno da viagem presidencial à China, Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, foi visitada pela comitiva brasileira ontem, dia 15. O objetivo, além de estreitar laços com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan, uma das lideranças do mundo árabe, era ampliar os investimentos que os Emirados Árabes Unidos realizam hoje no Brasil.

Na reunião entre os presidentes áraba e brasileiro foi assinado acordo de investimentos de R$ 12 bilhões na Bahia, amplamente comemorados pelo governador baiano, Jeronimo Rodrigues, que fez parte da comitiva brasileira. “Acabei de assinar um termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê. Mais um saldo positivo para a geração de trabalho e renda”, disse em vídeo publicado no Twitter.

O memorando de entendimento foi assinado entre o governador da Bahia e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. O fundo empresarial fará o aporte de R$ 12 bilhões em dez anos. O objetivo é construir uma fábrica de diesel verde e querosene de aviação sustentável.


Com informações da Agência Brasil

Tópicos relacionados