Victor Fernandes   |   08/11/2023 11:49

Embratur conversa com investidores no Brasil Investment Forum 2023

Agência busca novos investimentos em Turismo sustentável e atração de eventos internacionais


Renato Vaz/Embratur
Equipe da Embratur na abertura da 6ª Edição do Brasil Investment Forum 2023
Equipe da Embratur na abertura da 6ª Edição do Brasil Investment Forum 2023

A Embratur participou, nesta terça-feira (7), da abertura da 6ª Edição do Brasil Investment Forum 2023 (BIF/23), no Palácio do Itamaraty. O evento é um dos mais importantes em atração de investimentos estrangeiros da América Latina. Entre os temas que estão na pauta de debates deste ano na exposição estão a sustentabilidade, transição energética e desenvolvimento sustentável, bioeconomia, agronegócio, novas tecnologias e negócios de impacto.

A agência participa do evento em busca de novos investimentos em Turismo sustentável e na atração de eventos internacionais. Promove ainda o Turismo sustentável como uma forma de ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros para turistas do Exterior e, assim, posicionar o Brasil como protagonista na pauta do meio ambiente no cenário internacional.

O diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, representou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na solenidade de abertura, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades.

Na abertura do evento, que segue até hoje (8), a Embratur exibiu o vídeo da campanha “Brasil com S”, que apresenta um País diverso com destinos culturais, religiosos e de natureza. O diretor Roberto Gevaerd destacou que a presença da Agência no fórum é importante, pois o setor de Turismo representa 8% do PIB. “O Fórum Brasil de Investimento é um dos maiores do segmento voltado para o mercado da América Latina. A ideia aqui é atrair investimentos internacionais para o Brasil, tendo a Embratur como pauta do Turismo, que representa 8% do PIB nacional, com 500 atividades econômicas envolvidas”, enfatizou.

Acompanhando o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, a gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Vaniza Schuler, destacou a importância de conectar investidores com os grandes projetos brasileiros na área do Turismo.

“O fórum atrai investidores para observar as potencialidades que oferecem o nosso País. O discurso recorrente é sobre sustentabilidade, segurança e desenvolvimento social. Esse tipo de iniciativa que conecta investidores com os grandes projetos são marcos para o Turismo de negócios de eventos, oportuniza essa possibilidade de conexão e identificação daqueles que serão os investidores de projetos para o Brasil”, completou a gestora.

A coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Marina Barki, reforçou que a Embratur irá aproveitar o ambiente de negócio do Brasil Investment Forum 2023 para conversar com potenciais investidores e encontrar novos parceiros. “Vimos nos discursos de abertura, do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, eles falando sobre a importância de preservar e conservar a nossa biodiversidade que é um mega ativo do Brasil. Viemos aqui para participar e fazer matchmaking com alguns potenciais investidores estrangeiros”, disse.

Tópicos relacionados