Maria Izabel Reigada   |   30/03/2023 14:17

São Paulo é líder em ranking de cidades para empreender no Brasil

A capital paulista se destaca por inovação, ambiente regulatório e infraestrutura


Reprodução
A cidade ainda peca em capital humano
A cidade ainda peca em capital humano
A capital paulista lidera o ranking das melhores cidades para se empreender no Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2023 (ICE). A pesquisa é produzida anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do governo, com apoio da Endeavor. O ICE é o principal raio-x do ambiente de negócios no Brasil. Ele avalia os 101 municípios mais populosos desde 2014.

A pesquisa apontou que, depois de São Paulo, as melhores cidades para empreender são: Florianópolis; Joinville (SC); Brasília; Niterói (RJ); Boa Vista; Curitiba; Rio de janeiro; Macapá; e Goiânia. Para elaborar o ranking, o ICE considera sete categorias: capital humano; ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; acesso a capital; inovação; e cultura empreendedora.

Embora a capital paulista tenha boas colocações em acesso a capital (1ª); inovação (5ª) ; ambiente regulatório (7ª); e infraestrutura (7ª), ocupa a 52ª posição em capital humano, que considera dados de educação básica, fundamental e superior e níveis de mercado de trabalho. Segundo o estudo, o que penaliza São Paulo nesse quesito é o custo médio dos salários dos dirigentes. “Quanto maior o salário dos dirigentes, menor é o incentivo para a pessoa empreender no município”, diz o relatório.

As três cidades que mais subiram no ranking foram Brasília, Boa Vista e Aparecida de Goiânia (GO). Brasília saltou da 69ª posição para a quarta; Boa Vista saiu do 47º lugar para o sexto; e Aparecida de Goiânia da 65ª posição para a 35ª no ranking de 2023. Segundo o estudo, no caso de Brasília, a melhoria ocorreu principalmente pela mudança no ambiente regulatório, com redução da alíquota interna do ICMS e simplificação burocrática.

Tópicos relacionados