Bruno Hazov   |   03/01/2024 08:00

Especialistas apontam as Tendências do Turismo para 2024; confira aqui

Executivos dão previsões para o segmento, como o uso elevado de IA e busca por viagens de experiência


Pixabay/Gerd Altmann
Uso elevado da Inteligência Artificial será uma tendência no segmento turístico em 2024, segundo executivos entrevistados pela Phocus Wire
Uso elevado da Inteligência Artificial será uma tendência no segmento turístico em 2024, segundo executivos entrevistados pela Phocus Wire

O portal de notícias Phocus Wire, da Phocuswright, colheu opiniões de executivos do mercado de Turismo sobre as principais tendências para o segmento no ano de 2024. Confira a previsão de alguns dos principais executivos de acordo com tendências como o uso de Inteligência Artificial, buscas por viagens de experiência e sustentabilidade.

1. Inteligência artificial


Christine Wang, diretora administrativa da Lufthansa Innovation Hub GmbH:

“Diante dos ventos contrários no cenário do capital de risco, as empresas de IA obtiveram financiamento de risco significativo; no entanto, startups de viagens altamente verticalizadas lutaram muito para levantar grandes números. Embora a IA tenha potencial transformador numa variedade de casos, como no segmento de viagens, provavelmente demorará alguns anos até que haja uma verticalização generalizada da tecnologia nas viagens. Em 2024, prevemos principalmente o refinamento de suas implementações no segmento de viagens, como planejamento de itinerário para grandes agências de viagens, assistentes de viagem com IA (por exemplo, Swifty) e suporte ao cliente de hotelaria. Outro desenvolvimento a seguir em 2024: a antiga luta contra avaliações falsas está evoluindo e as plataformas de avaliação de viagens precisarão inovar rapidamente para combater o potencial poder de fogo da combinação da AI atrelada às avaliações falsas.”

Amit Saberwal, fundador e CEO da RedDoorz:

“O mercado exigirá integração de IA e outros avanços digitais. Os proprietários de hotéis exigirão uma capacitação tecnológica mais diversificada, desde suporte completo de ponta a ponta até a utilização de softwares que ajudem no gerenciamento eficaz das operações. Ao mesmo tempo, o envolvimento do cliente será impulsionado pela personalização e localização utilizando IA, que pode ser dimensionada a um custo muito mais baixo à medida que a procura aumenta.”

Daniel Batchelor, vice-presidente de marketing corporativo global e comunicações da Amadeus:

“A inteligência artificial continuará a exercer uma influência crescente em todo o setor durante 2024, enquanto os táxis elétricos estão finalmente prontos para decolar. Fazer o que amamos, seja viajar para ver os nossos shows e eventos favoritos ou usar novas ferramentas para seguir os passos dos influenciadores digitais, também impulsionará as reservas no próximo ano, enquanto as companhias aéreas continuam a remodelar a sua oferta para responder às mudanças de gostos.”

Ivan Saprov, CEO da Voyagu:

“À medida em que a tecnologia ChatGPT se torna mais avançada, será melhor na extração de conteúdo e na integração de produtos fintech com IA. Isso inclui recursos como alteração de datas de viagem, aconselhamento de reservas e opções de pagamento posterior. Tanto as agências de viagens s como os fornecedores de viagens estão abordando questões de preços e procurando formas de reduzir custos ou fornecer maior personalização através de interações ChatGPT com os clientes.”

Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp:

“Recursos habilitados para IA, como personalização inteligente, atendimento automatizado ao cliente e reconhecimento facial, estão se tornando cada vez mais predominantes na indústria de viagens. Também estamos vendo ferramentas de IA, incluindo chatbots e assistentes virtuais, sendo aproveitadas para fornecer atendimento ao cliente em tempo real. Finalmente, e para a maioria das empresas, a IA e a automação avançada são uma grande oportunidade para aumentar a eficiência operacional, desde o desenvolvimento de códigos até à criação e direcionamento de conteúdos de marketing, otimização de viagens personalizadas e processamento de pagamentos – há enormes oportunidades para a indústria.”

Andrea D'Amico, CEO da WeRoad:

“Os chatbots para atendimento ao cliente e pré-vendas passaram por um ciclo de crescimento e queda há cerca de 5 a 10 anos, no entanto, os avanços na tecnologia atual oferecem potencial para mais sucesso. A aplicação de IA voltada para o consumidor poderá encontrar casos de uso reais no próximo ano, oferecendo ótimas alternativas às agências de viagens físicas tradicionais que criam produtos personalizados.”

2. Processos de viagem modernizados – do planejamento aos pagamentos


Spencer Hanlon, chefe global de pagamentos de viagens da Nium:

“Em 2024, também esperamos ver ainda mais procuras por soluções de pagamento modernas nos mercados emergentes, especialmente em toda a região Ásia-Pacífico, à medida em que as viagens de longa duração se recuperam e trazem consigo os desafios de processamento de volumes crescentes em sistemas e processos”.

Kevin King, Diretor de Operações do Grupo Shiji:

“Notavelmente vimos uma maior receptividade às opções de autoatendimento digital entre os hóspedes de hotéis, sugerindo uma aceitação mais ampla da mudança, provavelmente catalisada pelas mudanças causadas pela pandemia. Esta tendência emergente apresenta uma oportunidade para os líderes da indústria hoteleira acelerarem as suas iniciativas de transformação digital. Empresas de menor porte podem encontrar-se bem posicionadas para adotar e integrar rapidamente soluções inovadoras, se beneficiando das suas estruturas operacionais mais ágeis. Os avanços tecnológicos estão preparados para desempenhar um papel fundamental na melhoria das experiências do cliente.”

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO:

“A fusão de informações acessíveis e inteligência artificial ampliou as opções de viagem e alimentou a crescente popularidade de diversos destinos globais. Plataformas de mídia social como o TikTok são catalisadores do desejo de viajar, aproveitando vídeos curtos para inspirar a exploração de destinos menos conhecidos, inaugurando uma mudança de paradigma nas preferências de viagem. Olhando para o futuro, esperamos que os viajantes aproveitem a oportunidade de descobrir novos destinos, aproveitando a imensa escolha que têm ao seu alcance.”

3. Sustentabilidade


Kenneth Purcell, CEO da iSeatz:

“Com base numa pesquisa recente que conduzimos na iSeatz, prevemos não só a continuação da forte procura por viagens - 71% dos consumidores pretendem viajar mais em 2024 do que em 2023 - mas também uma ênfase renovada em viagens sustentáveis, com 54% de entrevistados dizendo que a sustentabilidade se tornou mais importante para suas decisões de viagens e fidelidade nos últimos três anos.”

Johnny Thorsen, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para distribuição de conteúdo da Spotnana:

“Durante 2023, vimos o habitual ‘foco suave’ em viagens sustentáveis, com muitos anúncios, mas ações mínimas. É provável que 2024 seja muito diferente, pois os compradores de viagens começarão a introduzir modelos internos de “imposto sobre carbono” em grande escala, o que, por sua vez, aumentará o foco na seleção da “opção de viagem mais ecológica”. Este desenvolvimento será ainda mais acelerado pela introdução da CSRD [Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da União Europeia] como um requisito obrigatório para cerca de 50.000 empresas, bem como para outros países e regiões que introduzem relatórios obrigatórios sobre emissões de carbono.”

Charlie Sultan, presidente da Concur Travel:

“Veremos uma combinação de custo/benefício nas tendências da indústria de viagens em 2024. Por exemplo, iniciativas corporativas maiores, como melhorar a sustentabilidade e a diversidade, a equidade e a inclusão, continuarão sendo transferidas para programas de viagens empresariais, colocando maiores responsabilidades sobre gerentes de viagens, departamentos de compras, RH e contabilidade.”

4. Viagens/experiências personalizadas


Nils Chrestin, diretor financeiro da GetYourGuide:

“Os consumidores migrarão cada vez mais para plataformas digitais confiáveis e autênticas para descobrir e aprender mais sobre um local, como conteúdo de influenciadores confiáveis e avaliações verificadas de clientes. Eles também esperarão opções de viagem mais personalizadas que tornem seu processo de planejamento menos fragmentado e mais flexível, caso seus planos mudem.”

Colin Smyth, vice-presidente e gerente geral da Flywire:

“Uma das tendências que prevemos é que os viajantes procurem férias personalizadas e envolventes, à medida em que os consumidores continuem a dar prioridade às experiências em detrimento dos gastos. Com base em uma pesquisa recente que fizemos com provedores de viagens globais na Austrália, Itália, Japão e África do Sul, descobrimos que os viajantes estão cada vez mais abandonando as férias convencionais e os tradicionais roteiros fechados em favor de viagens personalizadas que proporcionam experiências únicas, muitas vezes fora do comum. 89% dos fornecedores pesquisados observaram um aumento na demanda por viagens de experiência, especialmente aqueles na Austrália (92%) e na Itália (92%).”

5. Distribuição


Cara Whitehill, fundadora da Unlock Advisors:

“Haverá uma revolução no mercado de distribuição de viagens. Não apenas com relação à distribuição, mas com todas as inovações tecnológicas e comerciais que fazem parte deste processo (IA, reestruturação do programa de fidelidade, comércio social, fintech etc.), que mudarão o centro de gravidade de volta para fornecedores e compradores em detrimento dos grandes sistemas de distribuição global, intermediários TMCs e agências de viagens on-line. Muito do que os fornecedores historicamente terceirizaram para esses intermediários pode agora ser tratado internamente, de modo que os intermediários terão de oferecer novas propostas de valor para permanecerem relevantes. Os compradores, tanto nas frentes de lazer como nas corporativas, têm mais transparência do que nunca em termos de preços e capacidades de serviço, o que colocará pressão adicional sobre os intermediários para provarem o seu valor.”

Dane Molter, vice-presidente de produto da Navan:

“Os modelos de incentivos da indústria aérea continuarão a evoluir. Em 2024, as companhias aéreas que adotaram a Nova Capacidade de Distribuição (NDC) transformarão os seus programas com empresas e agências, incluindo a estrutura existente em torno dos contratos. As estruturas resultantes irão refletir o que a NDC tem para oferecer e fornecer um caminho para uma maior utilização desta tecnologia, com o objetivo de incentivar os viajantes a reservar através dos canais preferenciais. A onda de distribuição no estilo NDC está chegando para os hotéis. Espere mudanças na distribuição dos grupos hoteleiros em 2024. Para trabalhar mais diretamente com agências e clientes, os líderes hoteleiros começarão a procurar diferentes formas de distribuir o seu conteúdo.”

6. Outras previsões


Charlene Leiss, presidente do Flight Center Travel Group Américas:

“No último ano, vimos o ressurgimento das viagens de negócios. Em 2024, espero que este impulso continue e que a procura por viagens de negócios aumente ainda mais, especialmente no mercado das pequenas e médias empresas. No entanto, com as necessidades e preferências do viajante de negócios em constante mudança, penso que continuaremos a ver uma mudança na forma como as viagens são abordadas. A necessidade de viagens de negócios é inegável, por isso é importante que as empresas consigam evoluir e ajustar-se na forma como satisfazem as necessidades dos seus colaboradores. Portanto, à medida em que os viajantes procuram dar prioridade ao seu bem-estar e assumir o controle da sua agenda, espero que a tendência de viagens que combina negócios e lazer se torne ainda maior no próximo ano.”

Mia Morrisset, diretora da Inovia Capital:

“2023 foi para redefinir o crescimento e a eficiência para a maioria das empresas de tecnologia de viagens e hotelaria. 2024 será sobre execução e construção de opcionalidade. Agora que as empresas reforçaram os seus fundamentos empresariais, esperamos ver mais financiamento, especialmente para fusões e aquisições, inovação, personalização e flexibilidade. No que diz respeito a fusões e aquisições, as empresas de maior capital pressionarão para acelerar a consolidação do mercado, enquanto soluções pontuais serão adquiridas e reagrupadas em plataformas maiores".

Kei Shibata, cofundador e CEO do Venture Republic Group:

“A Índia vai substituir a China como o mercado emissor de viagens mais aquecido do mundo. O Japão vai se tornar o destino internacional mais quente do mundo.”

Margot Schmorak, CEO e cofundadora da Hostfully:

“Mais mulheres fundaram empresas de viagens. Embora as mulheres ainda representem uma pequena parcela dos fundadores do setor de viagens, está se tornando um pouco mais fácil para as mulheres fundarem e financiarem empresas de viagens. Em 2024, veremos diferentes tipos de inovação em experiências de viagem para atender às mulheres - não apenas em tecnologia, mas também em planejamento de viagens voltado para a família, planejamento de viagens comunitárias e comodidades para a experiência de viagem feminina (onde há mais riscos em comparação com viagens de público masculino).

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