Bruno Hazov   |   14/06/2023 17:27

MTur anuncia fortalecimento do Turismo nacional de base comunitária

Objetivo da Pasta é promover a atividade turística em quilombos e tribos originárias

Divulgação MTur/ Roberto Castro
Daniela Carneiro apresentou ações da pasta durante audiência pública da Comissão do Turismo
Daniela Carneiro apresentou ações da pasta durante audiência pública da Comissão do Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) anunciou o fortalecimento do Turismo de base comunitária no Brasil, com parceria com os ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial. Objetivo é promover a atividade turística em quilombos e tribos originárias e gerar empregos em diversas comunidades.

A pasta já tem programas planejados para as comunidades indígenas Borari, no Pará, e Raposa 1, em Roraima; para a Terra Quilombola Laranjituba e África, também no Pará; e no Quilombo Povoado Moinho, localizado em Goiás. O MTur também revelou preocupação crescente com o Turismo acessível, sobretudo no que diz respeito à qualificação de profissionais para atuar nesse segmento.

Segundo a pasta, já foram oferecidos cursos de extensão em Turismo sustentável para cerca de 3 mil pessoas, além da criação de 4,5 mil vagas de capacitação, com temas como gastronomia, eventos e hotelaria para pessoas com necessidades especiais.

O anúncio foi feito pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante audiência pública da Comissão do Turismo. “O objetivo é possibilitar às comunidades tradicionais o desenvolvimento econômico e social por meio do Turismo e da preservação da cultura e dos saberes desses povos”, ressaltou Daniela.

Durante a audiência pública, a ministra também comemorou o faturamento de R$ 54,9 bilhões com o setor de Turismo no ano de 2023, apresentando alta de 25% em relação ao mesmo período em 2019, ano pré-pandemia.

Tópicos relacionados