Da Redação   |   28/03/2024 17:04

Ministro do Turismo fará balanço da pasta em Comissão do Senado

Segundo IBGE, atividades turísticas cresceram 6,9% em 2023; valor é acima do patamar pré-pandemia


PANROTAS/Marluce Balbino
Sabino pediu para apresentar ao Senado um balanço das atividades do Ministério do Turismo
Sabino pediu para apresentar ao Senado um balanço das atividades do Ministério do Turismo

Na próxima terça-feira (2), o ministro do Turismo, Celso Sabino, irá participar de uma audiência pública interativa na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). Ele irá apresentar ações e projetos da pasta, além de falar sobre as metas futuras.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas cresceram 6,9% em 2023. É um valor acima do patamar pré-pandemia.

De acordo com o balanço já divulgado pelo ministério, Celso Sabino informou que no ano passado o setor bateu um recorde no valor dos gastos de estrangeiros no País, alcançando R$ 34,5 bilhões. Graças ao crescimento, foram criados mais de 214 mil empregos formais.

Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, houve expansão da atividade turística de 1,4%. Em sete Estados, houve crescimento dos serviços voltados ao Turismo, com destaque para Rio de Janeiro (9,7%), Rio Grande do Sul (8,1%) e São Paulo (3,8%),

Já no acumulado do ano, dez Estados tiveram taxas positivas, especialmente Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%), Bahia (11,4%), Paraná (10%) e São Paulo (6,5%).

Estímulos para o Turismo

O Ministério do Turismo também lançou programas em 2023 para estimular o brasileiro a viajar mais dentro do País. Um deles foi a parceria entre o governo federal e empresas aéreas chamado “Conheça o Brasil: Voando”. Outro projeto, o “Conheça o Brasil: Realiza”, oferece crédito a correntistas do Banco do Brasil para turismo.

Diante de dificuldades enfrentadas pelas empresas aéreas no Brasil e no Exterior, também foi criado um projeto para estimular o Turismo interno por meio de um Fundo garantidor para essas companhias. A proposta está sendo discutida entre o ministério e o Congresso Nacional.

A audiência pública foi solicitada pelo próprio ministro por meio de ofício, conforme a Constituição Federal, e o regimento do Senado. A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do portal e-cidadania, na internet, em senado.leg.br/ecidadania ou pelo telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.

Da Agência Senado

Tópicos relacionados