Karina Cedeño   |   17/10/2016 18:15

Estudo: quantos agentes estarão empregados em 2024?

O cenário do agenciamento de viagens não é mais o mesmo há 20 anos, desde que diversos serviços tecnológicos passaram a conectar os viajantes diretamente com as companhias aéreas. Isso sem falar na força do mobile, que chegou para levar essas

Os millenials valorizam bastante o serviço dos agentes de viagens
Os millenials valorizam bastante o serviço dos agentes de viagens

O cenário do agenciamento de viagens não é mais o mesmo há 20 anos, desde que diversos serviços tecnológicos passaram a conectar os viajantes diretamente com as companhias aéreas. Isso sem falar na força da tecnologia mobile, que chegou para levar essas mudanças além, empoderando ainda mais os consumidores com a autonomia para fazerem suas reservas on-line.

Em 1990, havia cerca de 132 mil agentes de viagens empregados nos Estados Unidos, sendo que 90% estavam empregados em agências. Em 2014 este número caiu para 74,1 mil, e a tendência é de que caia para 65,4 mil em 2024. Ainda que o número sofra uma redução no médio prazo, vem se mantendo constante nos últimos anos, e os motivos pelos quais isso acontece foram temas do mais recente estudo do Skift, intitulado “O agente de viagens do futuro”.


A pesquisa revela que, embora o número de agências de viagens tradicionais tenha sido reduzido pelas novas tecnologias, por outro lado a busca por experiências cresce a cada dia, fazendo com que os serviços de um agente de viagens sejam cada vez mais imprescindíveis, já que esses profissionais têm a expertise de personalizar pacotes de acordo com o perfil do cliente.

Tal fato faz cair por terra as suposições de que a redução no número de agências tradicionais se deve ao surgimento dos chamados “nativos digitais”, como é o caso das gerações Y e Z, afinal, o estudo também revela que os millennials são os que mais valorizam os serviços dos agentes de viagens.

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