Victor Fernandes   |   09/03/2023 13:39

Abav-SP | Aviesp integrará tecnologias em prol do agente

Entidade realizou o primeiro encontro de seu novo Comitê de Tecnologia; saiba como foi

PANROTAS / Emerson Souza
Fernando Santos, presidente da Abav-SP | Aviesp
Fernando Santos, presidente da Abav-SP | Aviesp
Nesta quinta-feira (9), a Abav-SP | Aviesp realizou o primeiro encontro de seu novo Comitê de Tecnologia (CT-AA). Com 32 empresas participantes, a principio, a meta é que o mercado como um todo avance nas integrações tecnológicas e "falando na mesma língua", segundo o presidente da associação, Fernando Santos. Desta forma, resolvendo gargalos, é esperado que as tratativas do Comitê tragam benefícios aos agentes de viagens.

"O objetivo principal do Comitê é avançarmos nas integrações. Tentar com que o mercado, em todos os segmentos, esteja o mais integrado o possível. Fazer com que a tecnologia esteja mais na pauta o possível para termos boas práticas e melhorarmos o mercado em relação às respostas e cobranças. A meta é que o mercado avance junto nas boas práticas que envolvem tecnologia", diz.

Santos aponta ainda que "se uma empresa faz uma melhoria de tecnologia, é interessante que o Comitê esteja ciente para que os outros da cadeia, como back offices, OBT e até redes hoteleiras, estejam integrados e falando na mesma língua. Com isso, vamos tirando os gargalos do mercado. A ideia é que daqui saiam ideias do que se pode melhorar. Cada um traz suas dores e todos trabalham em conjunto para melhorar o segmento e o mercado em geral no quesito tecnologia".

O presidente da entidade afirma ainda que tudo o que for facilitador para as agências de viagens é muito importante. "Às vezes, uma determinada empresa não conhece as dores dos agentes. E, aqui no Comitê, talvez ela conheça e consiga contribuir para a solução desta dor a partir de uma conversa interna com cada segmento do setor. O produto final é a entrega de algo que seja benéfico aos agentes", explicou.

Nesta primeira reunião, o CT-AA elegeu seus coordenadores (Aoron Beyer, da Set2/Benner, Aline Pontes, da Amadeus, e Ciro Nola, da Envision) e suplentes (Glaucio Silva, da AGI Sistemas, e João Pin, da Lufthansa); e também definiu os temas dos grupos de trabalho: NDC com companhias aéreas, solução de pagamento com hotéis (VCN) e integração de reservas e transfers no quesito mobilidade.

O presidente da Abav-SP | Aviesp conta que este é um projeto permanente com objetivos a longo prazo. No momento, 32 empresas pré-selecionadas fazem parte (confira aqui), mas Santos afirmou que o Comitê está aberto ao mercado e é possível aplicar para fazer parte do grupo.

Tópicos relacionados