Filip Calixto   |   06/04/2023 17:04

Conheça a Viagem Acessível, agência que promove Turismo inclusivo

Arthur Minniti detalha o trabalho da empresa que tem as viagens inclusivas como missão

Arquivo pessoal,
Arthur Minniti resolveu fazer do seu hábito de viajar a razão do seu negócio e fundou a Viagem Acessível
Arthur Minniti resolveu fazer do seu hábito de viajar a razão do seu negócio e fundou a Viagem Acessível
Atividade em contínua transformação e crescimento, o Turismo tem como uma de suas missões permanentes o esforço para alcançar mais pessoas e se tornar, de fato, inclusivo. Foi movido por essa intenção e disposto a tornar a viagem um item de consumo mais democrático que Arthur Minniti resolveu fazer do seu hábito de viajar a razão do seu negócio. Notando uma lacuna de mercado, com pouca oferta de serviços acessíveis, o empresário criou a Viagem Acessível, uma agência de viagens específica para pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual.

Para fundar a agência, o empreendedor usou sua própria experiência e tornou as suas possíveis dificuldades uma expertise. Minniti tem baixa visão desde 2001 e não consegue enxergar com clareza os lugares onde visita. Mas os sente.

Mesmo com as dificuldades trazidas pela visão limitada, em virtude de seus compromissos profissionais, com as outras duas empresas que fundou, o executivo construiu uma rotina de compromissos corporativos em diversos destinos.

"Perguntaram-me como eu montava as viagens que fazia. Como encontrava hotéis e serviços que fossem capazes de atender minhas necessidades. Nesse momento percebi que havia uma oportunidade de negócios e uma carência para um público que quer viajar", lembra o empresário.

Mais do que atender uma necessidade de mercado, no entanto, a Viagem Acessível carrega consigo o propósito de mudar a realidade de pessoas que ainda observam mais dificuldade que prazer em viajar. "Desde o início investimos em equipe capacitada de atendimento e meios para certificar que os fornecedores (de companhias aéreas a receptivos) sejam capazes de apresentar soluções que garantam acessibilidade", explica Arthur.

HISTÓRICO EMPREENDEDOR
Mesmo antes de começar sua trajetória de empresário, Arthur Minniti já enfrentava problemas de limitação visual. Mas foi na fase adulta que o quadro se agravou com o
diagnóstico de retinose pigmentar e uma série de procedimentos malsucedidos. Com as complicações na capacidade de enxergar, ele teve que abreviar a carreira na área em que se formou, Tecnologia, e concentrou seus esforços em empreender.

Hoje, além de tocar o cotidiano da Viagem Acessível, Minniti também está à frente de outras duas empresas, fundadas antes da agência. A primeira e mais antiga delas é a Tecnovisão, de produtos de tecnologia assistiva para pessoas com baixa visão ou sem visão total. A segunda, para o mesmo público, é o Mundo da Lupa, um e-commerce de lupas e outros produtos para finalidades similares.

DESAFIO COMPARTILHADO
Para fazer vingar todos os seus projetos, Arthur contou com um apoio que veio de dentro de casa. Conforme lembra o empresário, ainda na montagem de sua primeira marca ele contou com a força da esposa, Lúcia Helena Minniti, que optou por dar dedicação total à Tecnovisão em detrimento dos afazeres que tinha à época. O mesmo vale para a Viagem Acessível, que teve em Lúcia uma de suas idealizadoras.

Arquivo Pessoal,
Lúcia Helena esteve com Arthur na fundação de suas empresas e hoje atua em todas elas com papel fundamental para geração de novos negócios e vendas
Lúcia Helena esteve com Arthur na fundação de suas empresas e hoje atua em todas elas com papel fundamental para geração de novos negócios e vendas
"O apoio que tive da minha família, em especial da minha esposa, foi essencial e indispensável. Foi o que me deu coragem para buscar os desafios que percorri", considera Arthur. "A Lúcia deixou o trabalho que tinha para me ajudar e foi ficando cada vez mais presente. Hoje ela trabalha principalmente com desenvolvimento de produtos e também nas negociações internacionais. No trabalho específico da agência de viagens ela cuida mais da busca por novos fornecedores, além de também participar das vendas e da manutenção das redes sociais", completa. O filho do casal, Enrico, também participa do cotidiano da empresa, mas em momentos mais pontuais,

Lúcia Helena e Enrico são, segundo conta Menniti, parte fundamental para a superação de obstáculos que tem ficado para trás. "Observando o cenário do Turismo, tanto como empresário do ramo como consumidor, o que entendo ser a maior dificuldade para um portador de necessidades especiais é o preconceito. É comum que, percebendo sua limitação, as pessoas se afastem. Isso me incomodava muito no início da minha jornada, mas hoje não faz mais diferença", confessa.

"As limitações que eu tenho não me impedem de fazer nada e isso vale também para outras pessoas em outras circunstâncias", reforça.

Exemplificando uma dessas barreiras já superadas, Arthur lembra de duas viagens feitas com a família, que a princípio poderiam influenciar na experiência. Em uma delas, o empresário foi com mulher e filho para Cancun e, com a ajuda de instrutores, teve a experiência rápida de pilotar um jet ski. Na segunda ele enfrentou uma viagem de inverno e esquiou com apoio de profissionais e da família.

"Entendo que se as barreiras existem, o que temos que fazer é lutar para vencê-las. Temos sim desafios mas não empecilhos e o que podemos fazer é lutar para superar".

Arquivo Pessoal,
Acompanhado do filho, Enrico, Menniti já visitou destinos famosos entre os esquiadores
Acompanhado do filho, Enrico, Menniti já visitou destinos famosos entre os esquiadores
AGÊNCIA DE SERVIÇO PERSONALIZADO
Embora seja paulista, Arthur montou sua agência em Curitiba, de onde ele presta o seu serviço, que tem como característica principal a personalização. "Hoje nós levantamos tudo que pode ser um impeditivo nos destinos e confrontamos com as necessidades específicas que nossos clientes apresentam para, assim, validar o serviço como uma opção dentro da nossa oferta. Esse é o nosso tipo de personalização para viagem", conta Minniti.

"Também faz parte do nosso processo de trabalho o treinamento para receber clientes que precisam de atenção especial e há também a opção de um profissional da agência acompanhar a viagem para o suporte. Acredito que isso é entregar diferencial", completa.

O trabalho minucioso feito pela equipe da Viagem Acessível é o que fez com que a empresa passasse a ser reconhecida. "Obviamente, a maioria dos nossos clientes tem alguma necessidade especial para fazer sua viagem. Mas hoje recebemos também muita gente que não possui essas características e busca nosso nível de personalização", conta o executivo.

O executivo reitera que hoje o propósito da agência é ligar pessoas que têm algum receio de viajar a muitos destinos do mundo, com experiências completas que englobam passeios, roteiros gastronômicos, cruzeiros marítimos e até aluguel de carros.

TREINAMENTOS
Como forma de auxiliar os destinos e prestadores de serviço, a Viagem Acessível também colabora com esses parceiros organizando treinamentos, dando dicas de como oferecer o melhor atendimento a pessoas com deficiência.

Esse serviço não é cobrado e foi muito buscado durante a pandemia, por guias autônomos interessados em conhecer mais o trabalho de áudio descrição.

Arquivo Pessoal
Enrico e Lúcia Helena acompanham Arthur em boa parte de suas viagens pelo mundo
Enrico e Lúcia Helena acompanham Arthur em boa parte de suas viagens pelo mundo
"Fazemos esse trabalho pois entendo que ainda há muita empresa no Turismo que precisa e pode conscientizar seus funcionários para essa necessidade. Ainda há muito preconceito e o Turismo como um todo precisa estar mais aberto a receber. O começo é conscientizar o pessoal e o resto flui naturalmente", afirma.

DESTINOS
O empresário comenta que a região com mais destinos validados no Brasil para clientes com necessidades especiais é o nordeste, com destaque para Porto de Galinhas. Gramado, na Serra Gaúcha, também merece ser citada pelo bom trabalho de adaptação que fez, segundo Minniti.

No Exterior, ele cita Portugal, França e os parques Disney como os mais preparados para atender às diversas necessidades especiais.

Na observação do que ainda precisa melhorar, Arthur Minniti lembra das viagens para esquiar e de um detalhe que precisa ser ajustado nas viagens de cruzeiros. "Os cruzeiros, em nível geral, estão bem preparados, mas ainda é preciso encontrar uma solução para as telas touch nos elevadores, por exemplo. É uma falha de quem projeto", aponta.

A história da agência de Curitiba é um dos textos da mais recente edição da Revista PANROTAS, que pode ser lida na íntegra a seguir.

SERVIÇO
Viagem Acessível
viagemacessivel.com.br
Instagram: viagemacessivelbr
(41) 3077-7880
Curitiba (PR)

REVISTA PANROTAS
Esta matéria faz parte da edição especial Melhores do Turismo 2023 da Revista PANROTAS. Confira o material digital completo abaixo.


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