Rodrigo Vieira   |   30/05/2023 18:01
Atualizada em 31/05/2023 12:06

Latam cancela passagens, rescinde contrato e processa Hurb, diz jornal

Dívida da agência de viagens on-line com a companhia aérea supera os R$ 10 milhões, aponta O Globo


Pixabay
Latam toma medida jurídica para cobrar a Hurb, diz O Globo
Latam toma medida jurídica para cobrar a Hurb, diz O Globo
A Latam Airlines cancelou as passagens de clientes da Hurb e rescindiu contrato com a agência de viagens on-line. A companhia aérea entrou na justiça para cobrar uma dívida de R$ 10,78 milhões da Hurb, valor que aumenta para R$ 13,6 milhões quando incluídos multa, juros e honorários advocatícios. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, a Latam já não transporta mais passageiros da Hurb desde o dia 2 de maio, cancelando reservas já emitidas, devido à inadimplência no pagamento da primeira de três parcelas em uma negociação acertada entre as partes.

Em 2021, quando o contrato foi firmado, a Hurb se comprometeu a comprar pelo menos R$ 2,5 milhões por ano em passagens da Latam.

Ao Portal PANROTAS, a Hurb informa que não vai comentar até que seja notificada pelos meios oficiais, o que ainda não teria ocorrido. "Entretanto, estamos à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos", aponta.

Este não é o primeiro fornecedor da indústria de Turismo que rompe ligação com a Hurb. Em 10 de abril, o Portal PANROTAS noticiava que hotéis vinham barrando clientes da agência de viagens por inadimplência, e João Ricardo Mendes, então CEO da empresa, prometeu que faria o pagamento. Esse viria a ser o primeiro episódio de uma crise que vem se desenrolando há pelo menos 50 dias nessa que é uma das maiores OTAs do Brasil. Hoje, demissões foram confirmadas pela empresa, um dia depois que a Senacon proibiu a Hurb de vender pacotes com datas flexíveis.

RESPOSTA DA LATAM AIRLINES

Nesta quarta-feira (31), a Latam Airlines respondeu o pedido do Portal PANROTAS sobre este caso. Leia na íntegra o comunicado:

"A LATAM se solidariza com a situação dos clientes da HURB e informa que honrou e está honrando todas as viagens programadas com bilhetes emitidos pela agência de viagens. A companhia reforça que não cancelou nenhum deles. A LATAM confirma a suspensão da emissão de novas passagens e confirma que ingressou com processo na Justiça contra a empresa citada para reaver os valores não pagos por ela à companhia".

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