Rodrigo Vieira   |   27/11/2023 18:27
Atualizada em 28/11/2023 09:55

Duas chapas se inscrevem na Abav Nacional, mas apenas uma é aceita

Continuidade e Fortalecimento, chapa da situação, é deferida e concorrerá sozinha pelo biênio 2024-25


PANROTAS / Emerson Souza
Ana Carolina de Medeiros, da Abav-MA, é a provável presidente da Abav Nacional para o próximo biênio
Ana Carolina de Medeiros, da Abav-MA, é a provável presidente da Abav Nacional para o próximo biênio

A eleição para definir o comando da Abav Nacional no próximo biênio terá apenas uma chapa concorrente. Dois grupos tentaram a inscrição, mas apenas a chapa que tem o apoio da situação, chamada Continuidade e Fortalecimento, apresentada e representada pela candidata Ana Carolina Dias Medeiros de Souza, da Taguatur Turismo, da Abav-MA, foi aprovada pela Comissão Eleitoral da Associação Brasileira das Agências de Viagens.

A oposição, composta pela chapa Unidos Somos Fortes, encabeçada por Teresina Stange, da Stange Viagens e Turismo, da Abav-ES, foi indeferida pela mesma comissão.

Entenda o caso

  • No último dia 21 de novembro foram recebidos dois pedidos de inscrição; A chapa Continuidade e Fortalecimento, da situação, liderada por Ana Carolina Dias Medeiros de Souza, da Abav-MA, e a Unidos Somos Fortes, apresentada e representada por Teresina Stange, da Abav-Es;
  • Segundo a Comissão Eleitoral da Abav Nacional, ambas apresentaram irregularidades conforme o estatuto e precisariam regularizar em um dia útil;
  • A Chapa Continuidade e Fortalecimento, segundo a Abav Nacional, ajustou tudo o que foi necessário já no dia 23, enquanto a chapa da oposição apresentou suas considerações em 24 de novembro;
  • Segundo a Abav Nacional, a Comissão Eleitoral da entidade "avaliou ambas as respostas, em total conformidade ao procedimento eleitoral e regras estatutárias, tudo devidamente registrado e arquivado nesta entidade, sendo ambas declaradas tempestivas"; Desta forma: a Chapa Unidos Somos Mais Fortes foi indeferida, e a Continuidade e Fortalecimento, deferida.
  • Os membros da comissão eleitoral são Victor Almeida, Poliana Mirelly Santos Barbosa de Melo e Marcelo Gomes Matera.


Por que a chapa da oposição na Abav Nacional foi indeferida?

Alguns motivos pontuais podem ser levados em consideração para o indeferimento da chapa Unidos Somos Fortes, segundo o assessor jurídico da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, que é o apoio da base em todo o processo eleitoral.

"Um dos motivos de indeferimento pontual encontrado e não solucionado foi a apresentação da chapa completa. Houve ali uma substituição de candidatos, e continuaram apresentando uma integrante na chapa que em tese estaria irregular, que não está como conselheira ou diretora na respectiva base estadual. Ou seja, ela não pode fazer parte como uma candidata", afirma o especialista jurídico do setor de Turismo, sem mencionar nomes.

"Também há um candidato desta mesma chapa que está com a empresa pendente de regularização, de dados, de cadastro e do próprio funcionamento, na verdade. A regularidade de sua agência está abalada no sentido de Receita Federal. Aos olhos da entidade, por este motivo ele também não pode fazer parte da chapa, pois não apresentou documentação nem como agência de viagens e sim como organizadora de eventos", completou o dr. Marcelo Oliveira, elogiando os integrantes da Comissão Eleitoral da Abav Nacional e ponderando o pleito.

"Como apoio jurídico da base, preciso dizer que a dedicação, a atenção e a aplicação destes três membros da comissão eleitoral foram impecáveis", ilustra Oliveira. "A Abav tem requisitos para que uma pessoa seja eleita. Dentre eles, é preciso uma autorização do próprio candidato, se legitimando, mostrando que concorda em participar da eleição e, além disso, uma declaração da respectiva Abav estadual dizendo que essas pessoas estão aptas e regulares conforme o estatuto, mostrando que essa profissional é dona de uma agência de viagens, é uma sócia, mostrando que seu empreendimento está funcionando e regularizado e, claro, mostrando que faz parte da atual e efetiva gestão da Abav estadual, além de outros detalhes", conclui.

Veja os nomes da chapa única que concorrerá às eleições da Abav Nacional

Reprodução


Reprodução


Reprodução

Tópicos relacionados