Da Redação   |   28/03/2023 19:02
Atualizada em 28/03/2023 19:07

Turismo regenerativo e práticas ESG permeiam fórum da BLTA

Fórum de imersão debateu as melhores execuções de ESG no setor de luxo


Carla Lencastre
Grupo na abertura do fórum, em Ibitipoca
Grupo na abertura do fórum, em Ibitipoca

Depois de três dias intensos, o fórum de imersão em sustentabilidade promovido pela Brazilian Luxury Travel Association e o Ibiti Projeto terminou com o plano de criar de um comitê para discutir, promover e trocar experiências e novas ideias sobre Turismo regenerativo e melhores práticas de governança ambiental e social.

“Reunimos um terço dos nossos 65 associados no fórum. Este é o grupo que vai dar o pontapé inicial e estabelecer diretrizes”, resumiu no encerramento Simone Scorsato, CEO da BLTA.

O evento recebeu representantes de hotéis de luxo associados à BLTA em diferentes regiões do Brasil, nas categorias urbanos, natureza e litoral, e especialistas em ESG.

Carla Lencastre
Claudia Baumgratz, do Engenho Lodge, no Ibiti Projeto, e Simone Scorsato, CEO da BLTA
Claudia Baumgratz, do Engenho Lodge, no Ibiti Projeto, e Simone Scorsato, CEO da BLTA
Durante o fórum, realizado no Engenho Lodge e na Vila do Mogol, dois empreendimentos de hospitalidade do Ibiti Projeto, no entorno do Parque Estadual da Bocaina, os participantes tiveram oportunidade de assistir a palestras com apresentações de cases, debater pontos fracos e fortes de suas práticas de governança e, também, conhecer alguns dos atrativos locais.

Claudia Baumgratz, do Engenho Lodge, que hospedou parte dos hoteleiros, apresentou algumas das metas do Ibiti Projeto:
“Só o Turismo regenerativo faz valer a pena para os integrantes da comunidade continuarem aqui plantando mandioca e fazendo biscoito de polvilho. Pretendemos medir o índice de felicidade interna bruta, inspirados pelo Butão. Não é um mundo perfeito, mas é o que procuramos. Queremos que o projeto seja replicável, porque só o capital não traz felicidade. Trabalhamos com empreendedorismo, economia circular e sustentabilidade econômica local, para que o Ibiti seja viável economicamente e os negócios tenham renda própria”.

Todos os empreendimentos do Ibiti Projeto são baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas:

“Acrescentamos um 18º ODS, o da felicidade. Pessoalmente, acredito que o impacto social do projeto é maior do que o ambiental”, acrescentou Claudia.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO TURISMO REGENERATIVO
Mariana Madureira, diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável, consultoria do setor de ESG, ressaltou os desafios para boas práticas de governança social e ambiental:

“O contexto não é bonito. Temos uma questão forte de greenwashing. Há lugares em que a verba de comunicação é maior do que a de ação. E a ação tem que ser proporcional ao tamanho do negócio. Existem empresas com projetos socioambientais como prática de ilusionismo, para tirar a atenção de impactos negativos. Mas hoje o público está muito mais atento e crítico. Ter governança é proteção para os investidores. Sustentar do jeito que está não dá mais. É um caminho longo, mas precisamos ir além do básico. Temos que regenerar”.

João Bernardi Casali, conselheiro do Sistema B, programa com 280 empresas certificadas no Brasil, também destacou a importância do Turismo regenerativo:
“O conceito de regeneração é simples: o negócio gera mais valor para o meio ambiente do qu extrai. É possível ter impacto social e, ainda sim, dobrar o faturamento. E nenhuma empresa precisa fazer tudo. Cada uma tem seu DNA e deve investir onde fizer mais sentido”.

Simone Scorsato, da BLTA, citou alguns exemplos de ESG no encerramento do fórum:
“Já evoluímos. Hoje, 93% dos associados da BLTA reduziram significativamente o plástico de uso único. A meta é ter zero plástico, mas para isso temos que discutir cada vez mais como diminuir o uso no setor de alimentos e bebidas. É importante levantar os dados de cada empreendimento para identificar áreas problemáticas e fazer a gestão, trocar experiências entre os associados. E traduzir nossa missão e nossos valores internamente e para os fornecedores e clientes. A ideia é que o cliente saia da experiência mais consciente”.

Reportagem: Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

O Portal PANROTAS viajou a convite da BLTA e do Ibiti Projeto.

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