Nathalia Ribeiro   |   14/02/2022 10:08
Atualizada em 14/02/2022 10:09

FLN, VIX e MEA ganham centro de controle operacional remoto

Aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé são geridos pela Zurich Airport Brasil


Divulgação
A ferramenta permite monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos
A ferramenta permite monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos
A administradora dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé, Zurich Airport Brasil, implantou um novo formato de gestão para o CCA - Centro de Coordenação Aeroportuária. A implementação do ROC (Remote Operational Center) traz uma solução integrada que permite o monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos, a partir de uma base central. A solução desenvolvida pelos times de Tecnologia (TI) e Operações da concessionária levou cerca de quatro meses, entre fases de estudos e testes, até a implementação, iniciada em janeiro de 2022.

Com a integração de diferentes sistemas, a equipe que atua no ROC se conecta a qualquer um dos aeroportos da empresa. O acesso remoto permite o manuseio do sistema integrado, possibilitando a administração de tarefas como alocação de aeronaves, comunicação com a Torre de Controle, comunicação com a equipe de pátio, além do próprio CCA local.

“Elevamos o escopo do Centro de Coordenação Aeroportuária a outro nível, desenvolvendo um modelo pioneiro em nossos aeroportos. Com o acesso integral e remoto, ganhamos em performance, garantindo um controle e atuação mais eficazes, ampliando a capacidade de atendimento e de segurança, além de possibilitar uma comunicação mais fluida entre os aeroportos do grupo. Tudo isso gera ainda mais excelência operacional”, destaca o CEO, Ricardo Gesse.

A empresa já havia implantado outros projetos no segmento de aeroportos no País, como é o caso da inspeção por drones do sítio aeroportuário; a instalação de um Laboratório de Inovação dentro do aeroporto para testes e homologação de novos processos e iniciativas; e ainda, no Brasil, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o primeiro do País a iniciar os testes de embarque por biometria.

Tópicos relacionados