Beatriz Contelli   |   30/03/2023 16:48
Atualizada em 30/03/2023 16:49

Implantação do Aeroporto do Norte Paulista em Olímpia (SP) é debatida

A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano


Divulgação
Reunião com Márcio França
Reunião com Márcio França
O projeto para o desenvolvimento da Estância Turística de Olímpia (SP), principalmente em relação ao Aeroporto Internacional do Norte Paulista, vem sendo debatido pelo prefeito Fernando Cunha junto aos órgãos competentes.

Nesta semana, o prefeito esteve reunido com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em São Paulo, em um encontro que resultou em uma reunião com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, ocorrida na manhã desta quinta-feira (30).

Na oportunidade, foram apresentados o estudo realizado sobre a viabilidade do aeroporto e a proposta de instalação, dando ciência à empresa pública que é a responsável pela implantação e administração da infraestrutura aeroportuária de todo o Brasil.

Entendendo a relevância do pleito, o presidente da Infraero recomendou o agendamento de uma visita técnica da equipe a Olímpia, para conhecer o cenário local e a área da futura construção, o que deve ocorrer já nos próximos dias.

Divulgação
Reunião Infraero
Reunião Infraero
O projeto visa atender a demanda de viagens em potencial para os próximos anos, explorando o mercado turístico e melhorando a infraestrutura para atrair cada vez mais investimentos e visitantes, promovendo o crescimento e o desenvolvimento econômico de toda a região metropolitana de São José do Rio Preto.

“É com grande entusiasmo que vemos ganhar força o maior projeto estruturante que planejamos para Olímpia e toda região. Temos recebido todo o apoio dos parlamentares que nos representam e também do Estado e da União para concretizar esta demanda, entendendo que é uma obra necessária para o futuro e o desenvolvimento econômico regional. O aeroporto é um projeto visionário e estamos empenhados em torna-lo realidade, seguindo os trâmites necessários para beneficiar dezenas de cidades e milhares de pessoas”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

A proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade que mostram uma projeção regional para 20 anos (2018-2038), considerando a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. O município já teve a outorga de concessão autorizada pela União e a construção deve ocorrer em uma área entre Olímpia e São José do Rio Preto para implantação do aeroporto e a concessão foi autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação. A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina.

Tópicos relacionados