Beatriz Contelli   |   21/06/2023 18:30

ESG: Anac premia Confins (MG), Floripa, Macaé (RJ) e Latam

Agência também destacou a Latam Airlines no programa SustentAr

Divulgação/ Governo de Minas Gerais
Aeroporto de Confins
Aeroporto de Confins

O Aeroporto de Confins (BH Airport) foi o vencedor do programa Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na categoria de terminais que têm tráfego acima de cinco milhões de passageiros. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), durante a quarta edição do projeto Aviação Sustentável. O evento foi realizado na sede da Agência, em Brasília.

Outros dois aeroportos também se destacaram em primeiro lugar, Floripa Airport (SC), na categoria até cinco milhões de passageiros, e Macaé (RJ), na categoria até 200 mil. Na categoria até um milhão de passageiros, houve empate entre os aeroportos de Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Concorreram 53 aeroportos e 13 operadores aeroportuários no programa Aeroportos Sustentáveis. Já no programa SustentAr, voltado aos operadores aeroportuários, o destaque foi a Latam Airlines em primeiro lugar, na categoria empresa aérea, e a Líder Aviação, na categoria táxi-aéreo.

Os programas Aeroportos Sustentáveis e SustentAR são instrumentos de incentivo não regulatório da Anac para disseminar ações sustentáveis e promover a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente, decorrentes das operações de aeroportos e empresas áreas, respectivamente. A adesão dos participantes é voluntária e a avaliação considera critérios estabelecidos em edital específico.

Novos acordos fortalecem atuação sustentável

O diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, destacou as iniciativas já realizadas pela Agência na área, como a criação da Política Ambiental e da Rede Ambiental da Aviação, o alinhamento com os esforços do Acordo de Paris, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e do programa da OACI para a redução e compensação de emissões de CO2 dos voos internacionais (Corsia), e o compromisso com o estímulo ao uso de combustíveis sustentáveis para a aviação, conhecidos pela sigla SAF.

Durante o evento, a Anac anunciou a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que abrange ações voltadas à sustentabilidade ambiental, aos direitos humanos e à governança. A Agência já desenvolve diversas ações ligadas aos princípios preconizados pelo instrumento, como o Comitê de Equidade e a Política de Integridade, mas agora assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Agenda global de Sustentabilidade da Latam

Para avaliar as companhias aéreas, a Anac estabeleceu 28 critérios de análise. Fazem parte dos temas ambientais abordados pelo programa gestão organizacional e educação ambiental, transição energética, eficiência operacional, emissões atmosféricas e recursos naturais. As iniciativas de Sustentabilidade da Latam foram as que receberam maior pontuação entre as aéreas brasileiras.

Divulgação
Latam afirma que vem se esforçando para minimizar os impactos ambientais
Latam afirma que vem se esforçando para minimizar os impactos ambientais

Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatório e Sustentabilidade da Latam Brasil, reconhece a premiação como resultado direto dos esforços estratégicos da companhia, principalmente nos últimos dois anos, para minimizar os impactos ambientais e se posicionar como um ativo importante para toda a sociedade brasileira.

“Em 2021, renovamos nossa estratégia de Sustentabilidade com metas de curto, médio e longo prazo, e traçamos um caminho para alcançá-las. Transformamos a Latam em uma das aéreas mais envolvidas não só na agenda de combate às mudanças climáticas, mas também no estabelecimento de um modelo de economia circular e na promoção do desenvolvimento social das comunidades onde atua ao compartilhar seu maior valor, o avião, para encurtar distâncias e fazer a diferença para quem mais precisar”, afirma Maria Elisa.

Tópicos relacionados