Da Redação   |   17/10/2023 17:37

Falha em painéis de voo marca 1º dia de operação da Aena em Congonhas

Segundo a concessionária, houve problemas de instabilidade no sistema de informação das operações

Divulgação Infraero
Aeroporto de Congonhas passou a ser administrado pela Aena Brasil na madrugada desta terça-feira (17)
Aeroporto de Congonhas passou a ser administrado pela Aena Brasil na madrugada desta terça-feira (17)

Durante o primeiro dia de operação da Aena Brasil como administradora do Aeroporto de Congonhas (SP), o sistema de informação de voos registrou uma falha nos painéis referentes a um voo da Gol com destino a Salvador. Segundo a empresa, houve problemas de instabilidade no sistema de informação de voos, porém o avião decolou com todos os passageiros inscritos.

Com a falta de informação sobre o voo nos painéis digitais do aeroporto, os passageiros foram avisados por alto-falante, mas tiveram dificuldade para localizar o portão de embarque, o que causou aglomeração de usuários. Em nota, a Aena Brasil afirmou que "embora a situação ainda não tenha sido totalmente normalizada, os impactos estão sendo minorados".

Administração de Congonhas e novos investimentos

A concessionária aeroportuária espanhola Aena passou a administrar o Aeroporto de Congonhas na madrugada desta terça-feira (17), iniciando um regime de concessão pelos próximos 30 anos.

A Aena Brasil informou, por meio de coletiva com o diretor-presidente, Santiago Yus, que serão investidos mais de R$ 3 bilhões no aeroporto até junho de 2028. Entre as intervenções, estão a ampliação do terminal de passageiros, que deve dobrar de tamanho e capacidade.

Até o final de novembro, a subsidiária brasileira da concessionária espanhola terá 17 estruturas aeroportuárias sob sua gestão, presentes em nove Estados. Juntos, esses aeroportos respondem por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Tópicos relacionados