Victor Fernandes   |   05/01/2024 11:58
Atualizada em 05/01/2024 12:00

Aeroporto de Amsterdã terá capacidade limitada em 2024

Schiphol disse que há espaço para 483 mil voos durante este ano

Reprodução
Aeroporto abrigará 483 mil voos em 2024
Aeroporto abrigará 483 mil voos em 2024

O Aeroporto Schiphol de Amsterdã anunciou uma “redução limitada” na capacidade em 2024 para “aliviar a pressão” durante os horários de pico, depois que planos para reduzir significativamente o número de voos permitidos a partir do aeroporto foram cancelados.

O aeroporto disse que há espaço para 483 mil voos em Schiphol neste ano, com planos de fornecer capacidade para 293 mil voos na temporada de verão (31 de março a 26 de outubro), com a condição de que “os horários de pico sejam aliviados”.

Em um comunicado, o aeroporto afirmou que é necessária uma redução limitada nos horários de pico “para permitir operações seguras e estáveis” e que as companhias aéreas “concordaram em ajudar com isso”.

A medida surge depois de os planos do governo holandês para reduzir os voos anuais no hub de Amsterdã terem sido suspensos em novembro do ano passado após pressão dos EUA e da União Europeia.

Os planos altamente contestados para reduzir a poluição sonora teriam forçado Schiphol a reduzir os voos anuais de 500 mil por ano para 460 mil a partir de abril de 2024. Uma redução adicional para 440 mil voos anuais tinha sido planejada para 2025.

Os 293 mil voos agora planejados para a temporada de verão de 2024 permitirão 13 mil operações a mais do que as 280 mil anunciadas anteriormente, permitidas ao abrigo do esquema de redução de capacidade.

“A pedido do ministro, revisamos o que era operacionalmente possível depois de o esquema experimental ter sido retirado da mesa. Agora são possíveis mais voos, mas isso só é seguro e responsável desde que reduzamos a pressão em determinados horários de pico”.

Patrícia Vitalis, diretora executiva de operações do Royal Schiphol Group

“Os horários de pico movimentados exigem um grande esforço de todo o setor de aviação e dos parceiros governamentais envolvidos. Para oferecer aos viajantes uma viagem agradável e segura, realmente precisamos uns dos outros no aeroporto, comprometidos em ajudar a reduzir o pico de tráfego", acrescentou ela.

Respondendo ao anúncio da capacidade, a companhia aérea holandesa KLM disse que a medida tornará possível “continuar a sua recuperação após o período extremamente difícil durante a pandemia”.

"Operações estáveis e previsíveis são vitais para clientes e funcionários, que compreensivelmente esperam isso de nós. A KLM obviamente fará todo o possível para operar o número de voos que lhe foram atribuídos", disse a transportadora em comunicado.

Segundo o aeroporto, o coordenador independente de slots está atualmente em conversações com as companhias aéreas para avaliar como o número de voos pode ser reduzido, com foco na redução da capacidade durante os picos matinais de 68 para 65 chegadas por hora.

A consulta para a temporada de inverno (27 de outubro a 30 de março) ocorrerá no final de 2024.

Com informações do portal Business Travel News Europe.

Tópicos relacionados