Karina Cedeño   |   10/07/2023 11:08
Atualizada em 10/07/2023 11:12

Variações de integração ao NDC criam desafios para as agências de viagens

Aéreas não estão implementando o sistema de forma padronizada, diz Amex GBT


iStock/Converse
A American Express Global Business Travel identificou 162 pontos de atenção aos quais as companhias aéreas, GDSs e ferramentas de reserva on-line precisam se atentar antes que sua tecnologia esteja pronta para uso
A American Express Global Business Travel identificou 162 pontos de atenção aos quais as companhias aéreas, GDSs e ferramentas de reserva on-line precisam se atentar antes que sua tecnologia esteja pronta para uso

À medida em que a as companhias aéreas foram aderindo ao NDC nos últimos meses, os agentes de viagens começaram a se ver diante desafios de manutenção de passagens compradas por meio de conexões habilitadas para o novo padrão da Iata, incluindo o manuseio de tarefas relativamente comuns, como mudanças de horário e processamento de back-office, além de outros pontos de discórdia.

A complexidade e os desafios das implementações de NDC foram descritos em detalhes pela American Express Global Business Travel, que identificou 162 pontos de atenção aos quais as companhias aéreas, GDSs e ferramentas de reserva on-line precisam se atentar antes que sua tecnologia esteja pronta para uso. A Air France-KLM está mais adiantada no desenvolvimento dessas capacidades, disse a Amex GBT. “Embora o NDC tenha sido cobrado como padrão, as mais de 80 companhias aéreas que oferecem conteúdo por lá não o estão implementando de maneira padronizada”, disse a empresa em um blog no início de junho.

Muhammad Albakri, vice-presidente sênior de Liquidação Financeira e Serviços de Distribuição da Iata, fez comentários de natureza semelhante um dia depois, durante uma coletiva de imprensa na Reunião Geral Anual da Iata em Istambul. “Precisamos analisar melhor quais são esses pontos problemáticos e como eles podem ser superados”, disse em referência às implementações do NDC. "Um dos principais desafios é que, embora os padrões existam, as implementações podem ser diferentes. É aí que as diferenças realmente acontecem. Estamos tentando fazer com que todos adaptem os padrões da maneira mais semelhante possível."

Versões do NDC nitidamente diferentes

A Pass Consulting, com sede em Miami, fez implementações do NDC para a Air France-KLM, Lufthansa Group, Singapore Airlines, Amadeus e o agregador NDC Travelfusion. O CEO da Pass Consulting, Michael Strauss, disse que cada uma dessas integrações foi totalmente diferente, criando custo e complexidade extras de implementação e reduzindo a eficiência. Depois de concluídas, as diferenças também tornam mais desafiador solucionar os problemas que as agências de viagens podem enfrentar ao reservar e atender produtos habilitados para NDC em agregadores de conteúdo.

"Se você implementa tantas versões diferentes e essas versões mudam, você basicamente nunca para de implementar", disse Michael Strauss

Michael Strauss

"E isso está elevando o custo." Strauss disse ainda que está aguardando ansiosamente o momento em que mais companhias aéreas se unirão em torno do 21.3 da Iata, que, segundo ele, alguns na indústria estão chamando de padrão-ouro.

De acordo com Hoyles, o 21.3 permite recursos de varejo não suportados pelos padrões de NDC anteriores, incluindo melhores comparações de compras. Além disso, prepara o terreno para documentação de alta qualidade. O Padrão 21.3 também permite melhor suporte para formas alternativas de pagamento, bem como liquidação e contabilidade aprimoradas. O serviço, disse ele, "melhorou significativamente".

Até agora, 13 empresas foram certificadas para pelo menos uma parte da certificação 21.3. Entre eles estão os GDSs Amadeus e Sabre, o agregador NDC OpenJaw e desenvolvedores NDC, incluindo Accelya e Datalex. Apenas quatro companhias aéreas - Turkish, Virgin Atlantic, Vueling da Espanha e Xiamen da China - obtiveram qualquer certificação 21,3, mostram dados da Iata.

Muitas companhias aéreas que estão implantando o NDC - entre elas as americanas American, United e Hawaiian - são certificadas em recursos dos padrões da Iata lançados em 2017 ou 2018. Hoyles disse que muitas dessas companhias aéreas desenvolveram de forma independente os principais recursos, que vão além do que os padrões de 2017 e 2018 suportam e que podem ser tão poderosos quanto 21.3.

Essa realidade fala de um ponto levantado por Cory Garner, ex-estrategista de NDC da American Airlines que agora dirige a Garner, uma empresa de consultoria. "A maior parte do padrão Iata que existe hoje existia primeiro como um não padrão, que fazia parte da API de uma companhia aérea", disse Garner, acrescentando que o primeiro padrão NDC da Iata foi emprestado em grande parte do API NDC original de 2008 da American.

"Quando a Iata culpa os desafios das implementações e serviços NDC nas companhias aéreas que se desviam do padrão, ela ignora o fato de que as inovações privadas são o que impulsiona a evolução dos padrões", disse Garner

Cory Garner

Por analogia, ele equiparou um padrão técnico a um dicionário. Como dois falantes do mesmo idioma, uma companhia aérea e um agregador NDC podem optar por usar todo o padrão ou parte dele, ou inventar um novo idioma para aumentar o padrão. "O que os viajantes experimentam é o que duas partes que falam alguma versão da linguagem padrão fazem com o padrão", disse Garner.

Garner disse que, em geral, os problemas de serviço do NDC que ele conhece são resultado de transições tecnológicas inadequadas pelas agências de viagens que estão acessando GDSs e outros agregadores. Hoyles também disse que uma implementação NDC de ponta a ponta bem-sucedida requer contribuições das companhias aéreas e do agregador, bem como da agência de viagens. Ele também disse que cada implementação entre companhia aérea e agregador será diferente devido às diversas necessidades de varejo de cada companhia aérea.

Ainda assim, o padrão Iata oferece uma estrutura importante para as companhias aéreas se consolidarem. "Mais convergência reduz custos, expande o potencial para novas conexões e aumenta a velocidade para o mercado", disse Hoyles.

Com informações do site Travel Weekly.

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