Rodrigo Vieira   |   21/03/2024 15:51   |   Atualizada em 21/03/2024 15:54

American responde Abav e Folatur: "antiquados e promovendo desinformação"

Para a empresa aérea, NDC oferece uma experiência de varejo melhor e mais moderna para os clientes.


Divulgação
American Airlines passa por mudanças em seu modelo de distribuição global
American Airlines passa por mudanças em seu modelo de distribuição global

A American Airlines não deixou barata a carta de repúdio enviada nesta semana pelo Fórum Latino Americano de Turismo (Folatur), com o endosso da Abav Nacional. A companhia aérea acusa os signatários de 11 países de promoverem uma campanha de desinformação a respeito de seu modelo de distribuição, além de classificá-los como protetores de um sistema antiquado e desatualizado para a compra de passagens aéreas.

Na carta (veja aqui), o Folatur, com assinatura da Abav Nacional, repudia a decisão da American Airlines de excluir agências e operadoras da emissão de milhas e pontos acumulados do programa de fidelidade AAdvantage, a menos que sejam consideradas preferenciais pela aérea. Para o Folatur, "se tais medidas não forem desencorajadas, a American Airlines continuará com seu padrão cada vez mais discriminatórios e outras aéreas seguirão as práticas".

A crítica não foi feita apenas por associações. A Sakura Consolidadora, uma das maiores distribuidoras de passagens aéreas do Brasil em 2023, afirma que mantém bom relacionamento profissional com a American, mas discorda da política comercial adotada pela companhia e acredita que a aérea está tentando interferir no processo de decisão do passageiro.

"A decisão da viagem não pode prescindir da assistência do agente de viagens, que não é um simples vendedor de bilhetes, mas sim um consultor de oportunidades que se adequam as necessidades únicas de cada passageiro naquela viagem. Ninguém pode nos tratar como se não agregássemos nada ao passageiro", aponta o diretor Cássio Oliveira.

Solicitada pelo Portal PANROTAS, a resposta da American Airlines segue na íntegra:

O Folatur está tentando proteger um sistema antiquado e desatualizado para a compra de passagens aéreas que foi desenvolvido antes do surgimento da Internet e está conduzindo uma campanha de desinformação a respeito.

Ninguém está perdendo milhas que já ganhou e nada sobre as novas condições é irrealista - na verdade, muitas agências já as atenderam.

A verdade é que a American está oferecendo uma experiência de varejo melhor e mais moderna para os clientes. A Nova Capacidade de Distribuição (NDC) trata de expandir as opções para os clientes e melhorar a transparência - objetivos que são claramente benéficos para a competição.

As agências parceiras que adotam o NDC podem obter os benefícios que milhares de agências já garantiram.

O Folatur simplesmente não quer investir nessa nova tecnologia e quer continuar fazendo as coisas da mesma maneira antiquada - mas isso não é bom para os clientes.

Ao usar canais de reserva modernos ou reservar diretamente com a American Airlines, os clientes desfrutam da melhor experiência de viagem possível. As pontuações de satisfação do cliente continuam a melhorar quando eles reservam diretamente com a American, destacando nosso forte compromisso com foco centrado no cliente.

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