Victor Fernandes   |   17/11/2021 12:02
Atualizada em 18/11/2021 09:50

Avianca apresenta plano pós-Chapter 11 e próximos passos

David Alemán e Gustavo Esusy abordaram as novas ações da aérea em coletiva de imprensa

PANROTAS / Victor Fernandes
David Alemán e Gustavo Esusy, diretores da Avianca para a América Latina
David Alemán e Gustavo Esusy, diretores da Avianca para a América Latina
Hoje (17), a Avianca realizou uma coletiva de imprensa para apresentar seus executivos e compartilhar os próximos passos da empresa. David Alemán, diretor geral para a América Central e do Sul; e Gustavo Esusy, agora gerente Comercial para Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; falaram sobre o Chapter 11, novas ações da aérea e mercado brasileiro.

Com o plano de reorganização aprovado pela justiça dos Estados Unidos, Alemán espera que o processo seja concluído até o final do ano. "Estamos seguros de que com as condições de mercado atual, nos próximos anos vamos prevalecer e ter um resultado favorável", disse otimista. O executivo também compartilhou aqueles que devem ser os pilares da companhia daqui para a frente: preços competitivos, malha aérea robusta, flexibilidade para personalizar viagens e compromisso com a segurança.

Sobre a malha aérea, Alemán explicou que o objetivo da Avianca é cada vez mais conectar cidades ponta a ponta, sem necessariamente passar por Bogotá, dando exemplos de rotas de outras cidades e países, como Medelín e Cali, e países latinos, como Equador e Guatemala, para destinos dos Estados Unidos. Os executivos afirmaram que esse tipo de rota está sendo avaliada no Brasil também, seja conectando novos destinos para Bogotá, ou outras cidades colombianas para as já contempladas São Paulo e Rio de Janeiro.

BRASIL

"Todas oportunidades estão sendo avaliadas no mercado brasileiro", explicou Alemán. Após dobrar a oferta de voos para o Brasil, a Avianca está oferecendo 21 frequências semanais entre Bogotá, na Colômbia, e o Brasil; sendo duas frequências diárias em São Paulo (Guarulhos) e uma frequência diária no Rio de Janeiro.

Os executivos afirmaram, inclusive, que a ocupação nos voos para o Brasil tem sido muito boa, próxima da capacidade total. E ainda melhor, a janela de compra/planejamento do viajante está aumentando, fornecendo mais previsibilidade para a aérea. "Quando retomamos os voos, vendíamos passagens para duas semanas depois. Hoje, esse intervalo é maior. Para o final do ano, já vendemos quase tudo, e já estamos vendendo para o Carnaval", afirmou Esusy.

Outra questão que tem mudado é o destino final do brasileiro. Esusy explicou que destinos colombianos como San Andrés e Cartagena ficaram em alta no começo da retomada da operação, devido às restrições de viagens, mas que com a reabertura de destinos caribenhos, como Punta Cana e Curaçao, e a mais recente reabertura dos Estados Unidos, o brasileiro cliente da Avianca já está mais "espalhado".

VIAGENS PERSONALIZADAS

Em outubro, a Avianca lançou o programa "Seu voo sob medida" com o intuito de oferecer flexibilidade e personalização aos seus clientes. Visando um novo comportamento do viajante, a novidade foi incorporada em todos os mercados e oferece diferentes tarifas que variam os atributos inclusos. Comparado aos tamanhos de roupas por Esusy, o programa contempla do S (P) ao XXL (XGG) no Brasil, já que o XS (PP) não inclui bagagem de mão e isso é condição obrigatória segundo a Anac.

Confira detalhes do programa aqui..

PANROTAS / Victor Fernandes
David Alemán, diretor geral da Avianca para a América Central e do Sul
David Alemán, diretor geral da Avianca para a América Central e do Sul

SERVIÇO

Além dos voos ponta a ponta e do programa de personalização, entre as outras novidades a serem aplicadas pela Avianca, David Alemán citou a oferta de novas experiências a bordo, aumento da capacidade dos aviões em 20%, promovendo mais eficiência de custos e menos emissões de CO2, a manutenção do programa de fidelidade e melhoras no site.

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