Victor Fernandes   |   11/07/2022 17:58

Proposta de fusão entre Spirit e Frontier está em risco

O CEO da Frontier reconheceu que a oferta está muito longe de ganhar o apoio dos investidores da Spirit

Divulgação/ Airbus
O CEO da Frontier reconheceu que a oferta está muito longe de ganhar o apoio dos investidores da Spirit
O CEO da Frontier reconheceu que a oferta está muito longe de ganhar o apoio dos investidores da Spirit
Após a Spirit Airlines adiar a votação dos acionistas sobre a fusão com a Frontier depois de investidas da JetBlue, o CEO da Frontier Airlines, Barry Biffle, reconheceu que a oferta da Frontier pela Spirit Airlines está muito longe de ganhar o apoio dos investidores da Spirit. As informações são do portal Travel Weekly.

"Ainda estamos muito longe de obter a aprovação dos acionistas da Spirit com base nos dados de procuração que recebemos em 8 de julho", escreveu Biffle em carta no domingo ao CEO da Spirit, Ted Christie, e ao conselheiro geral da Spirit, Thomas Canfield.

Ele pediu a Christie e Canfield que atrasassem ainda mais a conclusão da votação por procuração em andamento sobre a proposta de fusão Frontier-Spirit até 27 de julho. A reunião especial para contabilizar todos os votos já foi adiada três vezes em meio a um esforço conjunto da JetBlue para derrotar o procurador. A reunião está marcada para 13 de julho.

Na carta de Biffle, que a Frontier tornou pública em um documento regulatório nesta segunda-feira (11), o CEO da Frontier afirmou que a aérea não pretende aumentar sua oferta atual. A Frontier alterou pela última vez seu contrato de compra com a Spirit em 24 de junho, aumentando a oferta para US$ 4,13 por ação mais 1,9126 ações da Frontier para cada ação da Spirit. Anteriormente, o pagamento em dinheiro da Frontier havia sido fixado em US$ 2,13 por ação.

O acordo com a Frontier valeria US$ 20,24 por ação para os investidores da Spirit a partir da abertura do mercado na segunda-feira. Também em 24 de junho, a Frontier aumentou a taxa de separação que pagaria à Spirit de US$ 250 milhões para US$ 350 milhões caso os reguladores antitruste do Departamento de Justiça bloqueassem o acordo de fusão.

Enquanto isso, a JetBlue está oferecendo US$ 33,50 em dinheiro por ação da Spirit e propôs uma taxa de desmembramento de US$ 400 milhões se a fusão for bloqueada.

O conselho da Spirit apoiou a oferta da Frontier durante a guerra de lances da transportadora com a JetBlue e argumentou consistentemente que uma fusão Frontier-Spirit de duas transportadoras de custo ultrabaixo tem uma chance muito maior de ser aprovada pelos reguladores do que uma fusão da Spirit com a JetBlue.

A JetBlue já está lutando contra um processo do DOJ que busca desmembrar a JetBlue-American Airlines Northeast Alliance em Boston e Nova York.

Em sua carta, Biffle novamente defendeu por que o acordo da Frontier seria melhor para os acionistas da Spirit, argumentando que, embora a oferta em dinheiro da JetBlue seja limitada a US$ 33,50 por ação, a oferta da Frontier inclui ações que permitiriam aos investidores da Spirit se beneficiarem no recuperação do setor aéreo. A transação pode, em última análise, fornecer mais de US$ 50 em valor por ação aos investidores da Spirit, disse ele.

Biffle também se apoiou no conselho da Spirit para esclarecer mais uma vez aos acionistas se ela continua apoiando um voto sim sobre o acordo da Frontier proposto após a JetBlue aumentar sua oferta em 27 de junho. Biffle fez esse pedido, embora a Spirit tenha feito uma declaração para esse efeito em 28 de junho.

"Se o conselho de administração da Spirit concluir que, em vez disso, deseja buscar uma transação alternativa com a JetBlue, gostaríamos de ser avisados dessa determinação", escreveu Biffle.

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