Filip Calixto   |   29/06/2023 17:24
Atualizada em 30/06/2023 13:00

"Fênix", "melhor do ano" e mais: mercado repercute volta da SAA ao Brasil

Companhia sul-africana confirmou sua volta ao País com quatro voos semanais a partir de outubro

Facebbok/FlySAA
A partir de outubro, a South African Airways terá quatro voos semanais partindo de São Paulo. Dois para Joanesburgo e dois para a Cidade do Cabo
A partir de outubro, a South African Airways terá quatro voos semanais partindo de São Paulo. Dois para Joanesburgo e dois para a Cidade do Cabo

Operadoras de Turismo, agentes de viagens e fãs das belezas e produtos da África do Sul acordaram nesta quinta-feira (29) com a excelente notícia da volta da South African Airways, a SAA, ao Brasil, com voos para a Cidade do Cabo e Joanesburgo, a partir de São Paulo.

Para Tati Isler, representante do Turismo da África do Sul no Brasil, é a melhor notícia do ano. Thiago Cuencas, da Viagens & Cia., destaca a volta com a novidade do voo inédito para Cape Town/Cidade do Cabo. Renata Yano, da Teresa Perez Tours, também celebrou a volta do voo direto para um dos destinos preferidos dos clientes de alto padrão.

Em 31 de outubro a SAA inicia o voo ligando São Paulo a Cape Town (Cidade do Cabo) e a partir de 6 de novembro os voos diretos entre São Paulo e Joanesburgo. Serão quatro viagens semanais, duas para cada um dos destinos.

As reservas e vendas estão disponíveis já a partir de hoje e a APG, representada no Brasil pela Interamerican, será a Agente Geral de Vendas (GSA) da companhia por aqui. A SAA já conta com dois profissionais no País, que se juntarão à nova operação.

Em breve também a Latam Airlines reiniciará sua ligação de São Paulo para Joanesburgo, como anunciado no ano passado.

Primeiras impressões

A volta de uma conexão querida pelo mercado nacional, como era de se esperar, foi recebida com alegria e otimismo, sobretudo para aqueles que já têm ligação histórica com o destino. E para a CEO da TI Comunicações, empresa que representa o destino no Brasil, Tati Isler, foi o que havia de melhor para acontecer. "Para nós é a melhor notícia do ano", afirma.

PANROTAS / Emerson Souza
Tatiana Isler, CEO da TI Comunicações, empresa que representa o destino África do Sul no Brasil
Tatiana Isler, CEO da TI Comunicações, empresa que representa o destino África do Sul no Brasil

A executiva, que trabalha há cerca de 20 anos diretamente com o Turismo da África do Sul, lembra que a South African Airways é a empresa mais tradicional do Turismo naquele país e sempre foi parceira do trade brasileiro e de suas iniciativas para divulgar as belezas do destino. "Vale lembrar também que estamos falando de uma companhia sul-africana que está voltando a um cenário importante como o Brasil. Isso os empodera e nos deixa em festa", reforça.

Para Tati, a introdução dos quatro voos a partir de outubro traz de volta ao radar de viajantes brasileiro a facilidade de chegar em menos de oito horas a um destino de sonhos, que já está consolidado no imaginário de muitos turistas e tem a vantagem competitiva de um câmbio favorável para o brasileiro. Na cotação atual, o R$ 1 equivale a aproximadamente 3,86 Rands sul-africanos.

"Estamos falando de um destino com belezas naturais ímpares e qualidade em atendimento, produtos e serviços. Tudo por valores bem mais acessíveis para brasileiros na comparação com outros lugares".

Tati Isler, CEO da TI Comunicações

Fênix que renasce

Também chegando à segunda década de trabalho em parceria com o Turismo sul-africano, o CEO da Viagens & Cia, Thiago Cuencas, comparou a volta da SAA com o personagem mitológico da fênix, que renasce das cinzas.

PANROTAS / Emerson Souza
Thiago Cuencas, CEO da Viagens & Cia
Thiago Cuencas, CEO da Viagens & Cia

O CEO lembra que a história da empresa que lidera se confunde com o desenvolvimento da South African Airways por aqui, o que traz boas lembranças e perspectivas na mesma medida. "Foram muitos anos trabalhando juntos em eventos pelo Brasil inteiro, consolidando o destino como opção. Essa atuação fez da África do Sul uma opção consolidada no nosso portfólio é uma alternativa que nunca deixou de estar presente na nossa prateleira, mesmo no intervalo da atuação da SAA. Agora, com o retorno do voo direto, estamos ainda mais animados e motivados, com a certeza de que o investimento naquele país foi acertado", pondera

Cuencas chama a atenção para o fato da volta da empresa se dar com uma novidade significativa, que é a estreia do voo direto para Cape Town. De acordo com ele, essa novidade atende a uma demanda antiga de mercado, atendendo o cliente de lazer, que é a imensa maioria do viajante que procura a África do Sul como destino. "Tenho a sensação de que o mercado pós-pandemia está muito mais maduro para comprar produtos e experiências que tragam sensações únicas. É a primeira vez que vejo clientes ávidos a sair de destinos clássicos para explorar essas sensações.

Produtos para o destino

Cuencas ainda deixa claro que, mesmo com a confirmação do voo chegando só hoje, a Viagens & Cia tem produtos preparados para atender o cliente que deseja conhecer Joanesburgo, Cape Town e demais destinos da região. "O destino perdeu [no tempo sem voo direto] alguns passageiros. Mas muitos permaneceram mesmo fazendo trajetos com escalas em Dubai, Catar ou até Europa. Agora, o destino tem tudo para recuperar esse viajante e vamos trabalhar com a SAA reforçando esse desejo do viajante em visitar a África do Sul", garante.

Na Queensberry (operadora do ecossistema BeFly), a notícia do dia foi recebida como "positivamente impactante" e o diretor geral da marca, Marco Lourenço, garante que os produtos da África do Sul, seja para grupos, personalizados ou individuais, estão mais que preparados.

PANROTAS / Emerson Souza
Marcos Lourenço, diretor geral da Queensberry
Marcos Lourenço, diretor geral da Queensberry

"No planejamento de roteiros feito no início do ano já tínhamos incluído muitos produtos com África do Sul, até então contando com a conexão direta via Latam. Agora temos também a opção da SAA, o que enriquece bastante a oferta", considera. "A gente acredita e está apostando que há sim demanda reprimida do tempo que ficamos sem voo direto. Não tenho a menor dúvida que é um destino de apelo muito forte com história, belezas naturais e cidades belíssimas", acrescenta.

Lourenço elenca ainda o que o cliente brasileiro pode ganhar com os novos voos diretos da South African Airways:

  • Voo curto para o parâmetro de rotas internacionais (de 6 a 8 horas);
  • Destino que oferece safáris fotográficos (atrai muito o brasileiro);
  • Vinícolas;
  • Cidades históricas;
  • Cultura.

Apoio à SAA e câmbio favorável

Já a diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp, Paula Rorato, revela que a companhia recebeu com alegria a notícia sobre a volta das operações da South African no Brasil. Ela também assegura que a empresa se coloca à disposição para apoiar o desenvolvimento do destino para os brasileiros.

Divulgação/CVC Corp
Paula Rorato, diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp
Paula Rorato, diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp

"Inclusive, já estava no nosso radar um plano de África do Sul desde que a Latam também anunciou que terá voos para o destino a partir de setembro, e agora com a SAA temos a vantagem de maior frequência e também de outras rotas, sendo que Cape Town, por exemplo, é um produto que vendíamos muito no passado", afirma a diretora.

Paula também enfatiza a questão do câmbio e a vantagem que o público brasileiro pode ter. "O fato do câmbio ser atrativo também é uma benefício que nos permite trabalhar com um price point melhor. Então a nossa expectativa é bastante positiva e já temos notado um forte crescimento de demanda. Em comparação a 2022, por exemplo, já tivemos um crescimento em vendas de 52% nesse ano para África do Sul. Vamos trabalhar em conjunto com nossos fornecedores e parceiros para ajudar a desenvolver ainda mais", complementa.

Viagens de luxo

Renata Yano, diretora de Atendimento na Teresa Perez Tours
Renata Yano, diretora de Atendimento na Teresa Perez Tours

Na Teresa Perez Tours a notícia também foi bem recebida, já imaginando como a nova oferta pode ajudar nas vendas de viagens de luxo. "É uma ótima notícia essa retomada da SAA com o mercado brasileiro, principalmente porque além de Joanesburgo, agora também teremos os voos para Cape Town. A África do Sul é um dos principais destinos de safári da África, e ele também sempre foi muito importante para a Teresa Perez. Nós sempre fomos reconhecidos por essa ligação especial com aquele país e nossos clientes veem nas experiências de safári uma chance especial de viagens repletas de significados", aponta a diretora de Atendimento na empresa, Renata Yano.

"A procura por viagens à África do Sul aumentou apenas com a expectativa da retomada de voos e agora com a confirmação, tenho certeza que se firmará novamente como o grande lugar de safári no mundo", complementa.

Tópicos relacionados