Karina Cedeño   |   05/10/2023 17:27
Atualizada em 05/10/2023 17:28

Air France-KLM assumirá participação de 20% na Scandinavian Airlines

Objetivo é aumentar a presença do grupo nos mercados escandinavos


Terje Rakke/Nordic Life - Visitnorway.com
Proposta de investimento do consórcio ainda não foi finalizada e está sujeita a determinadas condições e aprovações regulamentares
Proposta de investimento do consórcio ainda não foi finalizada e está sujeita a determinadas condições e aprovações regulamentares

A Air France-KLM se unirá à Scandinavian Airlines (SAS) por meio de cooperação comercial e de capital, assumindo uma participação não controladora máxima de 19,9% no capital social da SAS. Trata-se de uma proposta de reestruturação da transportadora escandinava, que está em falência, no Chapter 11 (Capítulo 11), desde julho de 2022. O objetivo é aumentar a presença do grupo nos mercados escandinavos, por meio de uma cooperação comercial entre as suas companhias aéreas e a SAS.

“Este é um dia importante para a Scandinavian Airlines e para a Air France-KLM. Temos o prazer de fazer parte do consórcio vencedor selecionado pela diretoria da SAS. Com a sua posição bem estabelecida na Escandinávia e uma marca forte, a SAS oferece potencial à Air France-KLM. Esta cooperação permitirá ao grupo reforçar a sua posição nos países nórdicos e melhorar a conectividade para os viajantes escandinavos e europeus. Estamos ansiosos para fazer parte deste novo capítulo na história da SAS”, destaca o CEO da Air France-KLM, Benjamin Smith.

Tal como expresso anteriormente, a Air France-KLM está determinada a desempenhar um papel ativo na consolidação da aviação europeia e a cooperação prevista com a SAS é um dos componentes do roteiro estratégico do grupo. A proposta de investimento do consórcio ainda não foi finalizada e está sujeita a determinadas condições e aprovações regulamentares, incluindo, entre outras, a aprovação da Comissão Europeia do tribunal dos EUA, que supervisiona a reorganização do Capítulo 11 e, no que diz respeito à SAS, do tribunal sueco.

Caso a transação seja aprovada e todas as outras condições (incluindo autorizações regulamentares e cancelamento de todas as ações existentes da SAS sejam satisfeitas), o consórcio, juntamente com o Estado Dinamarquês, investiria US$ 1,175 bilhões de dólares, dos quais US$ 475 milhões em ações ordinárias e US$ 700 milhões sob a forma de obrigações convertíveis garantidas.

O investimento da Air France-KLM representaria um total de US$ 144,5 milhões, dos quais US$ 109,5 milhões seriam investidos em ações ordinárias e US$ 35 milhões seriam fornecidos sob a forma de obrigações convertíveis garantidas. Após a conclusão da transação, a Air France-KLM deteria até um máximo de 19,9% de participação não controladora no capital social da SAS reorganizada.

Paralelamente à transação, e sujeita ao cumprimento de certas condições, incluindo a saída da SAS da Star Alliance, a Air France-KLM procurará estabelecer uma cooperação comercial entre as suas companhias aéreas e a SAS. Ao fazer isso, a Air France-KLM fortalecerá a sua presença nos mercados escandinavos, onde a marca SAS e o programa de fidelidade estão bem estabelecidos. Essa cooperação comercial beneficiaria os clientes escandinavos, por meio de uma conectividade aumentada e de um acesso mais amplo à rede mundial da Air France-KLM.

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