Victor Fernandes   |   06/11/2023 10:21
Atualizada em 06/11/2023 10:33

Receitas Smiles e Gollog crescem 65,1% no 3º trimestre

Ganhos auxiliares da aérea, incluindo a nova operadora Smiles Viagens, já representam 30% de sua receita


PANROTAS / Filip Calixto
Celso Ferrer, diretor presidente da Gol, e Carla Fonseca, presidente da Smiles
Celso Ferrer, diretor presidente da Gol, e Carla Fonseca, presidente da Smiles

A Gol Linhas Aéreas divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23) nesta segunda-feira (6), revelando um aumento de 16,4% na receita líquida impulsionado por uma "combinação equilibrada de maior capacidade e melhores yields, bem como pelo fortalecimento da demanda de lazer para viagens aéreas no Brasil". Contribuiu também na recuperação gradual no setor corporativo, que teve um aumento de 17,3% em relação ao trimestre anterior.

Durante o período, a companhia diz ter focado em diversas iniciativas estratégicas. Isso incluiu a entrada em novos mercados regionais, o aprimoramento de seus canais digitais para atingir um novo patamar de 72% na capacidade de autoatendimento, e o crescimento contínuo de suas unidades de negócios de carga (Gollog) e fidelidade (Smiles). Combinadas, essas iniciativas contribuíram para um aumento de 10,7% no RASK, com o crescimento de 4,5% no yield e um aumento significativo de 65,1% nas receitas auxiliares ano contra ano.

"As receitas combinadas da Gollog e Smiles já representam 30% do total da geração de receita da companhia do trimestre e permanecem com uma taxa de crescimento elevada em 65,1%. Desde a incorporação da Smiles, as sinergias continuam sendo capturadas em ritmo acelerado. A Smiles praticamente dobrou seu faturamento em relação ao período pré-pandemia. Agora, com a Smiles Viagens, vemos o potencial de captura de receitas adicionais que contribuirão para a expansão sustentada das nossas receitas auxiliares", afirmou a vice-presidente de Experiência do Cliente, Marketing, Canais de Vendas da Gol e presidente da Smiles, Carla Fonseca.

As receitas auxiliares da Gol, especialmente das unidades de negócios Smiles e Gollog, cresceram 65,1% para R$ 412,6 milhões no 3T23. Confira abaixo os destaques.

Gollog

A Gollog, unidade de transporte de cargas, mais que dobrou seu faturamento ano contra ano, atingindo R$ 257 milhões no 3T23. A companhia adicionou à sua frota o quinto avião cargueiro Boeing 737, como parte do acordo de exclusividade com o Mercado Livre. O contrato de transporte de cargas é de seis cargueiros até o final do ano, com possibilidade de expansão para uma frota total de 12 cargueiros nos próximos anos.

Smiles

A Smiles expandiu sua base de clientes em mais de 8% na comparação anual, atingindo 22,1 milhões de membros no 3T23. "Isso demonstra a oportunidade de alto valor que está sendo capturada após a incorporação da Smiles pela Gol em 2021", comunicou a companhia.

Smiles Viagens

A Smiles Viagens, operadora de turismo da Gol lançada no 2T23, manteve seu ritmo de expansão neste trimestre. Com produtos como passagens aéreas, hotéis, aluguel de carro, ingressos, tíquetes, transfers e mais de oito mil atividades pelo Brasil e pelo mundo, a empresa vem ampliando seu portfólio de produtos e parcerias, destacando-se as negociações diretas com hotéis que já somam mais de 800, além de agentes de distribuição importantes do segmento brasileiro e internacional.

"Nossa estratégia de diversificar nossos fluxos de receitas, principalmente com Smiles e Gollog, capitalizar oportunidades de crescimento e inovar continuamente para aprimorar nossos produtos para nossos clientes demonstra que estamos na direção correta e nos permitindo alcançar resultados consistentes em 2023."

Celso Ferrer, diretor presidente da Gol


Tópicos relacionados