Laura Enchioglo   |   11/12/2023 15:30

Iata pede redução do preço do combustível de aviação ao Governo e Petrobras

Segundo a associação, valores do produto estão artificialmente inflacionados


Divulgação
Posição de monopólio da Petrobras e os custos administrativos adicionais cobrados resultam em preços de querosene de aviação artificialmente inflacionados
Posição de monopólio da Petrobras e os custos administrativos adicionais cobrados resultam em preços de querosene de aviação artificialmente inflacionados

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) está solicitando ao Governo Federal do Brasil e à empresa estatal de petróleo Petrobras que revejam o mecanismo de preços do querosene de aviação no Brasil. Segundo a associação, o preço do querosene de aviação no Brasil é excessivamente alto e não reflete a realidade de um país produtor de petróleo.

"A posição de monopólio da Petrobras e os custos administrativos adicionais cobrados resultam em preços de querosene de aviação artificialmente inflacionados. Além disso, uma pesada carga tributária sobre o querosene para voos domésticos impacta ainda mais negativamente a competitividade do setor", disse o vice-presidente regional da Iata para as Américas, Peter Cerda.

Consequentemente, segundo ele, o querosene de aviação representa cerca de 40% dos custos totais para as empresas aéreas brasileiras, enquanto a média mundial está atualmente em torno de 30%, em um momento de preços excepcionalmente altos em todo o mundo.

Ele acrescenta que a aviação é um setor vital para a economia e o desenvolvimento social do Brasil. "Em 2022, o setor contribuiu com US$ 27,5 bilhões para o PIB do País e gerou 1,1 milhão de empregos. Apesar disso, o Brasil tem um número muito baixo de voos per capita, com 0,4 viagens por ano, o que significa que o brasileiro médio mal faz uma viagem a cada dois anos. Em comparação, o norte-americano médio faz 2,6 viagens por ano, e o português médio faz 4,5 viagens por ano. Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, existe potencial para que mais brasileiros voem, mas o alto custo do querosene de aviação torna as viagens aéreas mais caras impedindo que mais brasileiros possam voar".

A entidade ainda ressalta que, ao adotar as melhores práticas globais, o Brasil pode impulsionar seu setor de aviação e se beneficiar do aumento da conectividade, do Turismo e do comércio. A Iata está pronta para se envolver com as partes interessadas e oferecer sua experiência e apoio para participar desse esforço e ajudar mais brasileiros a ter acesso a mais viagens aéreas.

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