Karina Cedeño   |   20/12/2023 10:48
Atualizada em 20/12/2023 11:00

Latam revela 4 ações para ampliar acesso à aviação em 2024

Companhia aérea também reforça o seu compromisso para ampliar a conectividade


Divulgação
Campanha educativa, promoções e assentos adicionais fazem parte das iniciativas
Campanha educativa, promoções e assentos adicionais fazem parte das iniciativas

Em Brasília (DF), a Latam reforçou, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, o seu compromisso para contribuir com a ampliação da conectividade e do acesso da população brasileira à aviação. Para tal, a companhia aérea divulgou as seguintes ações, que já estão em andamento:

Avião Solidário

Por meio do programa Avião Solidário, a Latam coloca a serviço do Brasil há quase onze anos a sua capacidade de transporte em atendimento gratuito de cargas e passageiros, principalmente nas emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. Até hoje, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil e transportou gratuitamente 921 toneladas de cargas, incluindo 282 milhões de vacinas contra a covid-19 (70% das vacinas transportadas em todo o Brasil).

Também já transportou gratuitamente 4,6 mil animais para preservação das espécies. Neste ano, o Avião Solidário da aérea concedeu no Brasil cerca de 1 mil passagens para ONGs parceiras, transportou gratuitamente 60 animais e 78 toneladas de cargas emergenciais para apoiar enfrentamento das enchentes em Recife e no Litoral Paulista, na crise humanitária dos Yanomamis e no socorro aos botos do Amazonas por conta da estiagem, entre outras iniciativas.

Transportes humanitários

Outra ação da companhia é o desconto de até 80% no valor da passagem aérea para casos de viagens por morte ou internação grave de familiar, que já se refletiu em 13 mil passagens aéreas (o equivalente a 80 voos). Além disso, a companhia aérea transporta gratuitamente órgãos e tecidos para transplantes, além de profissionais de saúde. Em 2023, foram 1.132 órgãos e tecidos transportados gratuitamente para todo o Brasil.

Promoções e mais assentos

Neste ano, a capacidade da Latam no Brasil (equivalente a quantidade de assentos colocados à venda) cresceu 9% em comparação com 2019. Isso em um período em que o restante do setor aéreo reduziu a oferta de assentos em 3%. Em 2019, a empresa tinha 32% do total do mercado aéreo doméstico no Brasil. Hoje, chega a 39%. Além disso, a aérea teve em setembro a menor tarifa média doméstica do Brasil (dados da Anac) e em 2023 foi a que mais realizou promoções, oferecendo passagens a preços mais baixos durante todo o ano.

Além das ações acima já em curso, a Latam entende a necessidade de ampliar ainda mais o acesso da população brasileira à aviação. Por isso, comprometeu-se com as seguintes quatro ações para 2024:

  1. Campanha educativa: A Latam fará, ao longo de 2024, uma campanha educacional que ajudará o cliente a comprar melhor. O objetivo é ajudar o cliente a encontrar preços mais acessíveis e explicar quando e como adquirir os bilhetes que mais se adaptam às necessidades dele. “Quando a gente tem pessoas que compram da melhor forma possível, elas conseguem comprar a um preço mais baixo”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil;
  2. "Rota da Semana" e mais promoções: A partir de março de 2024, a Latam fará toda semana uma promoção de pelo menos uma rota com passagem abaixo de R$ 199. Essa ação estimulará as compras com a antecipação para direcionar o acesso aos preços baixos. Para 2024, a aérea orçou mais de R$ 4 milhões para campanhas de vendas promocionais em latam.com, ações de Mega Promo e no Big Brother Brasil 2024, além de ações pontuais chamadas de Happy Hour. “Isso vai chamando a atenção para qual é o destino correto e que momento você tem que comprar”, explica Cadier;
  3. Novidades no Latam Pass: A Latam postergou para abril de 2024 a validade dos pontos Latam Pass que iam expirar durante a segunda metade de 2023. Agora, a companhia anuncia que, a partir de 2024, a validade dos pontos deixa de ser de dois anos desde que o cliente voe com a companhia aérea. Ou seja, a partir do momento em que o cliente voar com a Latam, ele terá seus pontos revalidados e estes não caducarão sempre que mantenha voos com a companhia. “Com isso, são mais pontos disponíveis para os passageiros utilizarem e são mais passagens que podem adquirir de forma mais econômica”, afirma o CEO;
  4. 10 mil assentos adicionais por dia: A Latam irá adicionar 10 mil assentos à sua operação no Brasil todos os dias em 2024. “São mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar. Como esses assentos precisam ser ocupados, naturalmente o preço será pressionado para baixo”, finaliza Cadier.


Tópicos relacionados