Victor Fernandes   |   24/01/2024 10:04
Atualizada em 24/01/2024 11:23

United remove Boeing Max 10 de plano interno após falhas com Max 9

Com o aterramento do Max 9, aérea aguarda atrasos da fabricante no cronograma de entrega do modelo maior


Divulgação Boeing
United conta com pedidos de 277 aeronaves Boeing 737 Max 10
United conta com pedidos de 277 aeronaves Boeing 737 Max 10

Como a paralisação do Boeing 737 Max 9 afeta suas perspectivas para o primeiro trimestre, a United Airlines está retirando os pedidos existentes da variante maior da Boeing, o 737-10, de seus planos internos. A United afirma que agora espera que a sua taxa de crescimento diminua nos próximos anos, ao mesmo tempo que avalia as suas opções.

A companhia aérea trabalhará com a Boeing exatamente sobre o que isso significa, disse o CEO da United, Scott Kirby, ao mesmo tempo em que esclareceu aos investidores: “Não estamos cancelando o pedido”. "A Boeing não será capaz de cumprir suas entregas contratuais em pelo menos muitos desses aviões, e vamos deixar por isso mesmo", disse Kirby durante uma teleconferência de resultados ontem (23).

Com 277 Max 10 encomendados até o final da década e opções para mais 200, a United é o maior cliente da Boeing da maior variante da família Max, ainda a ser certificada. A aérea também opera a maior frota de 737 Max 9, que está paralisada desde 6 de janeiro, após a perda de um plugue da porta de saída durante o voo da Alaska Airlines.

Os 79 Max 9 em terra da United representam 8% de sua capacidade no primeiro trimestre e a orientação financeira atual da companhia aérea pressupõe que eles permanecerão fora de serviço durante todo o mês de janeiro. Nenhuma estimativa de data de retorno ao serviço do 737-9 foi divulgada, à medida que as inspeções e investigações continuam.

“A realidade é que com o aterramento do Max 9, deixamos de acreditar que o Max 10 cumprirá o cronograma que esperávamos”.

Mike Leskinen, CFO e EVP da United

“Estamos trabalhando em planos alternativos para ver até que ponto podemos elevar o crescimento com o lançamento do Max 10. Ainda contamos com a Boeing e estamos monitorando o Max 10 de perto. Faremos tudo o que pudermos para ajudar essa aeronave a ser certificada. É uma ótima aeronave, mas não podemos contar com ela”, completou Leskinen.

Entregas de 2024 e 2025

Olhando para 2024, a United espera entregas de 107 aeronaves, das quais 31 são 737-9 com entrega prevista entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2027, de acordo com o banco de dados Aviation Week Network Fleet Discovery.

Descrevendo as metas de entrega de Max 9 como “irrealistas” neste momento, a transportadora disse aos investidores que também espera uma redução nos pedidos e entregas da Boeing em 2025, o que exigirá uma reformulação do seu plano de frota.

Os Airbus 350 há muito adiados ainda estão no mix, confirmaram os executivos, para seus futuros planos de frota de fuselagem larga. “Não temos nenhuma notícia nova para compartilhar com vocês hoje”, disse Leskinen. “Mas o momento seria no início da próxima década.”

Confiança contínua na Boeing

Apesar de retirar o Max 10 dos seus planos internos, a companhia aérea expressou confiança contínua na Boeing. “Eles estão passando por uma fase difícil agora, mas acredito que a Boeing – de cima a baixo – está comprometida em mudar e consertar isso. Estou incentivando-os a fazer isso ainda mais rápido”, disse Kirby.

Com informações do portal Aviation Week.

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