Artur Luiz Andrade   |   06/02/2024 15:08
Atualizada em 06/02/2024 15:24

Iberia aumenta oferta no Brasil em 41% e declara foco no País; veja planos

São Paulo terá 10 voos por semana e Rio de Janeiro 6 ligações semanais - todas com Madri

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Marina Colunga, diretora comercial para a América Latina da Iberia
Marina Colunga, diretora comercial para a América Latina da Iberia

Marina Colunga, diretora comercial para a América Latina da Iberia, empresa do grupo IAG, controlador também da British Airways, Level, Aer Lingus e a Vueling, comanda esta semana, em São Paulo, uma reunião estratégica com 25 membros do time Iberia no Brasil, América Latina e Espanha, para desenhar as ações e planos para o mercado brasileiro nos próximos meses. Meses que contarão com aumento de oferta tanto no Rio quanto em São Paulo, tendo Madri como destino, além de mais investimentos no Brasil e na região, para mostrar os diferenciais da companhia espanhola e se aproximar do trade no País.

“O Brasil é foco da Iberia em 2024”, afirmou Marina em entrevista ao Portal PANROTAS. “E isso não significa apenas o aumento de capacidade e sim o apoio aos agentes de viagens, a entrega de valor ao cliente, a vinda de aviões mais modernos, os investimentos em conectividade em Madri, onde temos o programa de stopover Hola, Madrid!, e nosso novo time dedicado ao Brasil, sob o comando do Gustavo Esusy. Estamos com 25 profissionais no Brasil esta semana em uma reunião estratégica, o que mostra a importância do mercado brasileiro para a Iberia. Estamos aqui no Brasil há 77 anos e é uma relação e uma aposta de longo prazo”, afirmou a diretora

Marina Colunga

.Veja as novidades de frequência da Iberia no Brasil:

  • 1º de abril: São Paulo-Madri passa a 10 voos por semana, com os 3 adicionais em horários alternativos: ida para a Espanha mais à noite e retorno ao Brasil ao meio-dia. Operação com o A350. Segundo Marina, 70% das vendas dessa operação vêm do mercado brasileiro.
  • Junho: Rio de Janeiro-Madri chegará a 6 voos por semana (contra 4 atualmente). Aqui a venda no Brasil fica com 50% e a comercialização na Europa com os 50% restantes, pelo fato de o Rio ser um destino turístico mais forte para os estrangeiros.
  • Além do A350, a Iberia usa o A330-300 nos voos de São Paulo, todos com três classes (Business, Premium Economy e Economy). No Rio, a aeronave é o A300-200, com duas classes (Business e Economy). Confira como ficam os voos da Iberia.

Conectividade

Marina Colunga destaca que a Iberia está aumentando sua oferta no Brasil em 41%, em relação ao ano passado. Mas o aumento de voos e assentos está em toda a América Latina. “A cada temporada temos ampliado nossa oferta na região. No verão europeu de 2023 foram 280 voos por semana. Atualmente são 302 e no próximo verão da Europa, com os anúncios que já fizemos, serão 328 operações por semana entre a América Latina e a Espanha”, diz Rubén López Pérez, da Diretoria de Comunicação em Madri.

Além do Brasil, com os 16 voos semanais a partir de junho, outros países de destaque na América Latina são o México, com três voos diários, Colômbia, também com três diários, Peru, Chile e Argentina, que está com dois diários Buenos Aires-Madri e terá mais 3 voos semanais até o fim do ano.

Brasil e Equador são os dois únicos países da região em que a Iberia voa para mais de uma cidade. A empresa tem acordo no País com a Latam para a conexão dos passageiros que chegam da Europa.

Todos os voos da América Latina são para Madri (Aeroporto de Barajas), grande hub da Iberia na Espanha. No ano passado, foram 4,6 milhões de assentos ofertados entre a América Latina e Madri e este ano, de março a outubro, haverá mais 360 mil.

“Queremos fortalecer e consolidar nosso hub em Barajas, que conta com conexões para 140 destinos, com conexões fáceis disponíveis para os brasileiros que querer ir para outros países da Europa (são 56 destinos), outros destinos na Espanha (45 aeroportos espanhóis) e ainda África (oito destinos, como Marrocos, Senegal, Angola e Egito) e Tóquio a partir de outubro”, explica a diretora comercial da Iberia na América Latina. Um voo popular entre os brasileiros que deve retornar este ano é o para Tel Aviv, ainda sem data prevista.

Os passageiros do Brasil, em sua maioria, ficam em Madri (60%) e 40% conectam para outros destinos. O sistema permite que o cliente também possa usar a malha da British Airways, co-irmã da Iberia, em voos de ida ou volta, combinando os dois destinos.

Diferenciais da Iberia

Conectividade é, portanto, uma das fortalezas da Iberia para os brasileiros e latino-americanos que voam até Madri. “Conectamos os latino-americanos ao mundo”, diz ela, que destaca outros diferenciais da companhia:

  • Conectividade por meio do hub de Barajas, em Madri;
  • Valor ao passageiro, que inicia sua experiência de visita à Espanha e Europa já no voo e não apenas após desembarcar;
  • Pontualidade (é a companhia mais pontual da Europa);
  • Consistência do serviço e atendimento a bordo;
  • Programa de stopover Hola, Madrid!, com direito a parada de até seis noites na capital espanhola e ainda benefícios em transporte, compras, entre outras áreas – o Brasil, segundo Gustavo Esusy, é o mercado latino que mais utiliza o stopover da Iberia;
  • E compromisso com a sustentabilidade, com meta de emissão zero de carbono até 2050 e ações como kits com material reciclado, aeronaves, como o A350, que gastam menos combustível e escolha do menu antes do voo para evitar desperdícios.

“Oferecemos ao cliente uma experiência completa e também com impacto social e ambiental positivo”, resume Marina. A Iberia é uma empresa 4 estrelas na Skytrax e tem investido bastante na experiência a bordo, com gastronomia, vinhos espanhóis, equipamentos e amenidades sustentáveis e um atendimento de alto padrão. A companhia assinou acordo com a rede Virtuoso, de luxo, e tem investido em aumentar e melhorar a experiência para os clientes desse segmento.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Gustavo Esusy, diretor Brasil, e Marina Colunga, diretora comercial para a América Latina da Iberia
Gustavo Esusy, diretor Brasil, e Marina Colunga, diretora comercial para a América Latina da Iberia

Distribuição

Mais proximidade e mais ações com as agências de viagens estão no plano da Iberia para 2024. “Vamos subir nossa atuação no Brasil para um novo patamar, e a parceria com os agentes de viagens faz parte da estratégia”, diz Marina. Segundo ela, a companhia busca um mix de distribuição saudável e na América Latina como um todo a força dos agentes de viagens é destacada.

Segundo ela, no Brasil pouco mais da metade das vendas da Iberia vêm das agências de viagens e o lançamento do NDC (via Amadeus, Sabre e Travelport, além do Wooba) vai dar ainda mais ferramentas e competitividade aos agentes com os produtos da Iberia.

Marina ressalta ainda que corporativo e lazer estão presentes nos voos da companhia, mas que o lazer de alto padrão tem se destacado, seja pelo bleisure ou pelo mindset de que viajar é mais que necessário (ainda mais depois de uma pandemia), e por isso tanto a executiva quanto a premium economy andam com ótimo aproveitamento.



Tópicos relacionados