Karina Cedeño   |   22/02/2024 21:02
Atualizada em 22/02/2024 21:42

Latam projeta crescimento de 7% a 9% de oferta no doméstico em 2024

Companhia aérea divulgou seus resultados financeiros referentes a 2023 e último trimestre do ano

O Grupo Latam apresentou suas perspectivas para 2024, em que projeta um crescimento entre 12% e 14% (medido em assentos-quilômetros disponíveis - ASK) das suas operações de passageiros, estimando ultrapassar os níveis pré-pandemia durante o primeiro trimestre deste ano. No Brasil, a projeção de crescimento é de 7% a 9%.

A companhia espera um EBITDAR ajustado entre US$ 2,6 bilhões e US$ 2,9 bilhões, e uma alavancagem ajustada entre 1,8 e 2 vezes.

Resultados 2023 e projeções 2024 da Latam Airlines

Divulgação


Recuperação operacional da Latam Airlines

Em 2023, o grupo Latam transportou cerca de 74 milhões de passageiros, atingindo níveis semelhantes aos de 2019, antes da pandemia.

Esse resultado se explica pelo aumento de passageiros transportados nos mercados domésticos das afiliadas do grupo Latam no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, e um forte aumento de 50,1% em passageiros internacionais transportados na comparação com 2022.

No quarto trimestre, as operações consolidadas do grupo Latam, medidas em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), cresceram 14,7% na comparação com o mesmo trimestre de 2022 (representando 95,5% de recuperação dos níveis de 2019).

Em 2023, o Grupo Latam ampliou em 20,6% a sua capacidade na comparação com 2022, em linha com o guidance atualizado de 2023. Vale lembrar que, durante 2023, o grupo recebeu 30 aviões, sendo cinco de dois corredores (wide-body) e 25 de um corredor (narrow-body), permitindo dessa forma aumentar a sua oferta em todos os segmentos. Adicionalmente, o grupo lançou 21 rotas no total, sendo 17 internacionais e quatro domésticas, incluindo quatro rotas operadas pelo grupo no contexto da Joint Venture com a Delta Air Lines.

Em 2023, o grupo Latam continuou se fortalecendo com a ampliação de sua malha aérea de rotas regionais e globais. Assim, as afiliadas do grupo ampliaram a sua participação em todos os mercados onde operam e mantiveram suas participações em três dos cinco mercados domésticos: Latam Airlines Brasil, Latam Airlines Chile, e Latam Airlines Peru. Por sua vez, a Latam Airlines Colômbia incrementou a sua participação de mercado em nove pontos percentuais, com sua rápida reação para atribuir capacidade adicional no mercado colombiano.

Latam se destaca no mercado corporativo

“Lideramos 38% do share da Anac no mercado doméstico e, mais relevante, também lideramos o mercado pela Abracorp. Não liderávamos o segmento desde 2015 e em 2023 voltamos a liderar o mercado no absoluto e no nosso passageiro frequente, que é o corporativo”, destaca o CEO da Latam, Jerome Cadier.

Reprodução/coletiva de imprensa Latam
CEO da Latam, Jerome Cadier, durante coletiva de imprensa para divulgar resultados da aérea
CEO da Latam, Jerome Cadier, durante coletiva de imprensa para divulgar resultados da aérea

Ele também destacou a satisfação do cliente. “ A Latam novamente está entre as companhias mais pontuais do mundo, é a segunda mais pontual do mundo segundo o ranking a OAG, só perde para a Delta, que é nosso parceiro global. Isso faz a satisfação do cliente continuar subindo”, destacou o CEO da aérea.

“Além disso, no Brasil fomos a companhia aérea com menos reclamações por passageiro transportado. Isso representa menos de uma reclamação a cada mil passageiros transportados, melhora de 32% em relação ao ano passado. Estamos olhando 2024 com otimismo e projetando um crescimento de 12% e 14% a nível global, e no Brasil de 7% e 9%”, destacou Cadier.

O CFO do Latam Airlines Group, Ramiro Alfonsín, acrescenta: “Estamos muito orgulhosos dos resultados da companhia, que cresce de forma rentável, apresentando melhorias para os passageiros e gerando caixa. Esses números demonstram nosso bom desempenho operacional e a nossa fortaleza financeira atual. O grupo Latam transportou quase 74 milhões de passageiros, atingindo níveis semelhantes a 2019, antes da pandemia. E como resultado, fechou 2023 com US$ 2,5 bilhões de EBITDAR ajustado, superando as projeções do nosso guidance de 2023 e do plano de negócios atualizado publicado em agosto de 2022”.

Reprodução/coletiva de imprensa Latam
CFO do Latam Airlines Group, Ramiro Alfonsín
CFO do Latam Airlines Group, Ramiro Alfonsín


Tópicos relacionados