Karina Cedeño   |   14/02/2024 16:41

Para Delta, rescisão de joint venture com Aeromexico é prematura

Comentários foram feitos em um documento emitido pela companhia aérea no último dia 9


Divulgação Delta Air Lines
Joint venture gera centenas de milhões de dólares todos os anos em benefícios para viajantes no mercado EUA-México, de acordo com a Delta
Joint venture gera centenas de milhões de dólares todos os anos em benefícios para viajantes no mercado EUA-México, de acordo com a Delta

A rescisão da joint venture entre a Delta e a Aeromexico feita pelo Departamento de Transportes dos EUA seria “prematura, punitiva, mal direcionada e ineficaz”, como medida de retaliação em uma disputa intergovernamental entre os EUA e México, diz a Delta.

Os comentários foram feitos em um documento emitido pela companhia aérea no último dia 9, que contesta uma tentativa de recusa do Departamento de Transportes (DOT) dos Estados Unidos para renovar sua imunidade antitruste (ATI) com a Aeromexico, no último dia 26 de outubro. A joint venture está em vigor desde 2017.

O DOT citou ações recentes do governo do México que demonstram o descumprimento do acordo de transporte aéreo entre os dois países, incluindo a imposição de restrições de capacidade no Aeroporto Internacional Benito Juárez da Cidade do México e a ordem de que todos os operadores de carga se mudem para o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. As ações do governo “eliminaram, de fato, a pré-condição necessária para a consideração de um pedido de ATI ou continuação de uma joint venture existente”, escreve o DOT.

Em vez de rejeitar a sua imunidade, a Delta sugere que o DOT continue as consultas com o governo mexicano e, se necessário, considere as sanções do cronograma da Parte 213 e a arbitragem. “O Acordo de Cooperação Conjunta (JCA) gera centenas de milhões de dólares todos os anos em benefícios para viajantes no mercado EUA-México”, escreve a Delta, que detém uma participação de 20% na Aeromexico.

“Uma disputa intergovernamental entre os Estados Unidos e o México, sobre a qual os parceiros da JCA não têm controle, não fornece nenhuma base racional para causar danos substanciais a uma companhia aérea dos EUA. aos consumidores e comunidades, à concorrência transfronteiriça EUA-México e à economia dos EUA", destaca a companhia aérea.

O documento do DOT de 26 de janeiro afirma que buscará um plano de desaceleração de ambas as operadoras após a emissão de um pedido final, que pode ocorrer depois de o período de comentários e respostas expirar em 20 de fevereiro.

Desde então, a Aeromexico reduziu sua programação de verão, removendo sserviços como as três rotas com destino aos EUA a partir de Monterrey. A JV Aeromexico-Delta planejou oferecer 30% mais assentos em rotas transfronteiriças em julho deste ano, em relação a julho de 2023.

Com informações do site Aviation Week.

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