Karina Cedeño   |   22/07/2022 17:48

Portugal tem primeiro voo abastecido com combustível sustentável

Operação entre Lisboa e Ponta Delgada foi feita em um Airbus 321neo pintado com as cores da Tap


Divulgação
O combustível de avião sustentável tem uma pegada de carbono significativamente menor
O combustível de avião sustentável tem uma pegada de carbono significativamente menor
A Tap, a Galp e a Aeroportos de Portugal (ANA) firmaram uma parceria para o desenvolvimento, a produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis SAF (Sustainable Aviation Fuel) para aviação em larga escala, a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas.

Esta parceria, formalmente assinada em uma cerimônia que contou com a presença da CEO da Tap, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, está de acordo como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa 'RefuelEU Aviation' que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.

O primeiro voo em Portugal abastecido com SAF fez a ligação Lisboa-Ponta Delgada num Airbus 321neo, pintado com as cores da Tap e chamado “Portugal”. O combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado à alternativa fóssil. O voo representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.

A companhia aérea portuguesa é signatária da resolução da Associação Internacional de Transporte Aéreo (ata) que, em outubro de 2021, se comprometeu a atingir emissões de carbono zero até 2050.


Tópicos relacionados