Beatrice Teizen   |   21/10/2022 08:26

Abear renova acordo para transporte gratuito de órgãos

Em 8 anos de parceria e colaboração da aviação nacional, foram transportados gratuitamente 57 mil órgãos

Divulgação/Ministério da Infraestrutura (MInfra)
Em oito anos de parceria e colaboração da aviação nacional, foram transportados gratuitamente cerca de 57 mil órgãos, tecidos, itens para transplantes e equipes médicas
Em oito anos de parceria e colaboração da aviação nacional, foram transportados gratuitamente cerca de 57 mil órgãos, tecidos, itens para transplantes e equipes médicas
Aconteceu ontem (20) a cerimônia de assinatura do novo Acordo de Cooperação para Transporte de Órgãos e Tecidos entre a Abear, empresas aéreas, aeroportos, Ministério da Infraestrutura (MInfra), Ministério da Saúde, Anac e Força Aérea Brasileira (FAB). Em oito anos de parceria e colaboração da aviação nacional, foram transportados gratuitamente cerca de 57 mil órgãos, tecidos, itens para transplantes e equipes médicas, que contribuíram para o sucesso de um dos maiores programas de transplante de órgãos do mundo, parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora de relações institucionais da Abear, Jurema Monteiro, representou a associação no evento e na assinatura do acordo.

O presidente da entidade Eduardo Sanovicz, foi homenageado durante a cerimônia pela criação do Programa Asas do Bem, que desde 2014 contribui diretamente para o transporte gratuito dos itens pelas associadas, além de promover a importância da doação de órgãos.

“Participar do programa de doação de órgãos é motivo de orgulho para a Abear e suas associadas. Além de conectar pessoas e destinos, as empresas aéreas contribuem com ações como essa, que salvam vidas. Essa renovação do acordo de cooperação é muito importante para o desenvolvimento do nosso País e para as pessoas que precisam dessa iniciativa. Seguimos juntos!”, afirma Sanovicz.

Também presente durante o ato, o secretário da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Roney Glanzmann, se emocionou em participar da celebração. “Depois de tudo o que passamos durante a pandemia, vemos como vale a pena os investimentos na aviação. Temos hoje órgãos sendo transportados para todos os destinos e pontos distantes de um país continental como o Brasil. A sociedade precisa ter acesso à saúde e o trabalho é gratificante, fazemos por amor, é emocionante ver um paciente falando que recebeu um coração graças a aviação”, compartilha.

Asas do Bem
O Programa Asas do Bem conta com o esforço de companhias aéreas, Ministério da Saúde, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, aeroportos concessionados e Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).

Tópicos relacionados