Filip Calixto   |   05/05/2023 10:55
Atualizada em 05/05/2023 10:59

Tráfego aéreo global em março representa 88% dos níveis pré-pandemia

O tráfego doméstico do Brasil aumentou 8% em março em comparação com o mesmo período em 2022


Unsplash/Josue Isai Ramos Figueroa
De acordo com o relatório da organização, no terceiro mês do ano a busca por passagens aéreas aumentou 52,4%
De acordo com o relatório da organização, no terceiro mês do ano a busca por passagens aéreas aumentou 52,4%
Dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) mostram forte crescimento na demanda por viagens aéreas em março. De acordo com o relatório da organização, no terceiro mês do ano a busca por passagens aéreas aumentou 52,4% na comparação com período idêntico no ano passado. No mesmo período, o tráfego global atingiu 88% dos níveis de março de 2019 (pré-pandemia).

O tráfego doméstico de março, também segundo a Iata, aumentou 34,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E tráfego doméstico total foi equivalente a 98,9% do nível de março de 2019.

A análise de tráfego internacional mostra alta de 68,9% em relação a março do ano passado, com todos os mercados registrando forte crescimento. A taxa de ocupação, também levando em conta o mercado global de aviação, chegou a 81,3% no período, o que representa aumento de 10,1 pontos percentuais em relação ao nível de março de 2019.

"O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-covid. O principal fator desse aumento foi a demanda quase três vezes maior das transportadoras da Ásia-Pacífico com a reabertura da China", esclarece o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

"A eficiência também teve melhorias, já que as taxas de ocupação internacionais atingiram 81,3%. E o mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais indicam que o forte crescimento continuará com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte", completou o executivo.

O tráfego doméstico do Brasil aumentou 8% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior e agora está apenas um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia.

Tópicos relacionados