Artur Luiz Andrade   |   21/03/2019 11:09

Internacionalização de São Carlos gera economia de R$ 8 mi

MRO da Latam Airlines em São Carlos (SP) vai gerar economia anual de R$ 8 milhões e agilizar processos de manutenção


Divulgação Latam
Um Airbus 319 da Latam Airlines Brasil (foto) pousou em São Carlos, onde fica o Centro de Manutenção da companhia (MRO), marcando a internacionalização do aeroporto. O avião veio do Equador e realizou todo o desembaraço aduaneiro em São Carlos, sem precisar passar por outros aeroportos internacionais, como Galeão, GRU Airport e Viracopos.

Segundo a Latam, haverá uma redução dos custos operacionais adicionais exigidos com taxas aduaneiras, diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção da Latam MRO. Tais custos adicionais têm relação direta com as restrições legais que obrigavam as aeronaves provenientes do Exterior a realizarem o desembaraço aduaneiro em aeroportos internacionais do Brasil, antes e depois do MRO. Agora, com a internacionalização, as aeronaves irão direto para São Carlos, reduzindo de quatro para um dia o período de desembaraço aduaneiro total (entrada e saída do País). A economia poderá atingir até R$ 8 milhões por ano, a partir de 2020.

“Ao tornar o processo mais rápido e eficiente, projetamos um crescimento de 14% da demanda por manutenções pesadas das nossas aeronaves em São Carlos”, afirma o diretor geral do Centro de Manutenção da Latam (MRO). Alexandre Peronti. “Trata-se de um passo importante para o MRO porque nos torna ainda mais competitivos internacionalmente e, sobretudo, uma referência no mundo”, completa.

Segundo a diretora de Planejamento e Gestão do Ministério da Infraestrutura, Fabiana Todesco, a operação internacional no aeroporto para manutenção de aeronaves foi um trabalho importante, que trará muitos benefícios ao setor e a região. Nesse caso, os órgãos de fronteiras (Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro) vão atuar no terminal sob demanda, por meio de agendamento. “Esse é um fato inédito no Brasil, que vai melhorar a competitividade do setor e, também, abrirá um precedente para novas ações desse tipo”, reforça.

MODERNIZAÇÃO DA FROTA

O MRO da Latam em São Carlos teve investimento de R$ 22 milhões no ano passado para ampliação e modernização dos hangares. Além da infraestrutura, o MRO ainda aumentou o seu quadro de funcionário em mais de 150 pessoas. O investimento faz parte da estratégia global da empresa em reconfigurar as cabines de seus aviões até 2020. São Carlos será responsável pela remodelação de mais da metade da frota dos aviões da família Airbus A320, utilizados nas rotas domésticas nos países em que a Latam atua.

Em 2018, o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos realizou 178 checks e revisou mais de 45 mil componentes, que demandaram 620 mil peças novas. Um cenário bastante diferente daquele de 18 anos atrás, quando foram realizados apenas 28 checks durante o ano, em apenas um hangar.

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