Karina Cedeño   |   06/03/2024 16:34
Atualizada em 06/03/2024 16:35

Os 'filhos do Turismo': o que eles trazem para suas empresas?

Ações voltadas ao ESG ganham destaque na gestão dos participantes do debate; veja exemplos


PANROTAS/Gute Garbelotto
Mônica Sousa (Maurício de Sousa Produções), Juarez Neto (Ancoradouro), Renan Sukevicius (Bandnews), Luciano Guimarães (BeFly) e Wellington Melo (Hotel Unique) participaram do debate
Mônica Sousa (Maurício de Sousa Produções), Juarez Neto (Ancoradouro), Renan Sukevicius (Bandnews), Luciano Guimarães (BeFly) e Wellington Melo (Hotel Unique) participaram do debate

Juarez Neto, Luciano Guimarães, Wellington Melo. O que esses nomes têm em comum? Todos eles são ‘filhos do Turismo’, ou seja, nasceram em um setor no qual seus pais já faziam história. Mas o que esses executivos trazem às suas empresas?

O tema foi destaque do segundo dia do Fórum PANROTAS 2024, que acontece hoje (6) no WTC Events Center, em São Paulo. Mediado pelo jornalista e podcaster da Bandnews, Renan Sukevicius, o bate-papo também teve a participação de Mônica Sousa, diretora executiva comercial da Maurício de Souza Produções e filha do desenhista Maurício de Sousa.

Ao longo do debate, ficou claro que todos os participantes trazem às suas empresas uma visão voltada ao ESG. “Na BeFly realizamos ações que conseguimos promover na prática. Por exemplo, 60% das lideranças da holding são femininas e, por meio da Vai Voando, realizamos ações em favelas e regiões menos favorecidas”, conta Luciano Guimarães, vice-presidente da BeFly e filho de Goiaci Guimarães, fundador da Rextur, hoje RexturAdvance, do grupo CVC Corp.

As ações de ESG seguem essa mesma linha na Ancoradouro. “60% mulheres trabalham em cargos de gerência e, como disse o Luciano, é preciso sair do discurso e levar isso para a prática. O mais interessante é que, no momento em que olhamos para essa questão, ela já estava acontecendo”, conta Juarez Neto, sócio diretor do Grupo Ancoradouro, e filho de Juarez Cintra.

Wellington Melo, diretor geral do Hotel Unique e filho de Edmilson Nogueira de Melo, destacou as ações educativas realizadas pelo hotel, incluindo um projeto de treinamento de primeiras lideranças. “Como profissionais do setor, temos que entender a responsabilidade nessa educação e não esperar que os profissionais cheguem prontos”, destacou.

Mônica Sousa, por sua vez, contou que na Maurício de Sousa Produções sempre trabalhou com esse viés do ESG e que realiza uma ação chamada Donas da Rua, cujo objetivo é trazer visibilidade às mulheres notáveis do Brasil e do mundo. "Há tantas personagens femininas fortes e, por meio de suas histórias, elas mostram esse poder", conclui Mônica.

O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

Tópicos relacionados