Da Redação   |   06/11/2023 08:00

Da cultura à adrenalina, Belize oferece uma diversidade de atrativos

Escolha o que mais combina com o seu perfil: história do cacau, montanhas, zoológico e muito mais

Divulgação/Belize
Butterfly Falls
Butterfly Falls

Quando o assunto é aventuras ao ar livre, Belize, na América Central, é destino certo tanto para apenas passear por uma fazenda até escalar uma das montanhas mais altas do país. Belize é um convite a sentir a emoção de explorar seus vários recantos em experiências únicas e em meio a uma incrível beleza natural.

No sul de Belize, entre as atividades mais pacatas, porém educativas e interessantes, está aprender sobre a história do cacau ao caminhar por uma fazenda típica, para ver o fruto único da árvore antes do cultivo até a produção da delícia que é o chocolate artesanal. No passeio, é possível compreender como bater levemente na vagem oca do cacau revela a polpa e os grãos picantes que, após todo um processo, resultarão no bendito chocolate. Para aqueles que são entusiastas do café, pode-se optar por uma experiência do tipo “da fazenda à mesa”, na vila de San Antonio, e inalar o rico aroma dos grãos num tour ao maior estilo “da árvore até a xícara”.

Divulgação/Belize
Cultivo de cacau
Cultivo de cacau

Já para os caçadores de adrenalina, Victoria Peak é a parada, ainda mais por ser uma das montanhas mais altas de Belize. Os aventureiros podem esperar a estação seca para fazer a escalada do tipo “pernas para que te quero”, que começa na única reserva de onças-pintadas do mundo, o santuário Cockscomb Basin Wildlife. A caminhada – de dois dias – vale pelas paisagens surreais, como das nuvens pairando sobre o terreno montanhoso. Para se manter equilibrado, visite o Parque Nacional Mayflower Bocawina. A uma curta caminhada de 300 metros até o topo de Antelope Falls a vista irá recompensar, bem como a oportunidade de mergulhar na piscina esmeralda de água doce.

E por falar em onças-pintadas... Aproxime-se dos felinos e outros animais ao visitar o Zoológico de Belize. Da terra ao mar, outra boa pedida para estar próximo à fauna é por meio de um mergulho na segunda maior barreira de corais do mundo. Outra boa pedida é nadar com tubarões-lixa, arraias e uma infinidade de peixes no Shark Ray Alley. Ou ainda mergulhar em um dos três atóis do Hemisfério Ocidental para ver de pertinho tartarugas, tubarões e muito peixes, além, claro, da beleza dos corais. No Lighthouse Reef Atoll fica um dos cartões-postais de Belize, o Great Blue Hole.

E não dá para vivenciar Belize sem explorar algo relacionado a herança maia. Uma boa pedida são os intrigantes e misteriosos sistemas de cavernas. Entre as opções estão Barton Creek, Rio Frio ou Che Chem Ha. Já a Actun Tunichil Muknal (ATM) é mais desafiadora.

Divulgação/Belize
Tirolesa
Tirolesa

De qualquer maneira, quando em Belize, prepare-se para uma experiência incrível e para encontrar a sua “Belicidade”.

Tópicos relacionados