Da Redação   |   06/11/2023 08:00

Descubra e se surpreenda com as belezas aquáticas de Belize

Destino ostenta mais de 400 cayes com vidas marinhas que vão tartarugas e tubarões a águas-vivas

Divulgação/Belize
Shark Ray Alley
Shark Ray Alley

Belize, na América Central, oferece experiências incríveis, o que não é nenhuma surpresa tendo em vista que o país tem, entre um dos seus destaques, um rico patrimônio natural com sua exuberante biodiversidade. Um dos atrativos de Belize é a abundância de vida marinha que habita abaixo da superfície do Mar do Caribe. Então seja para relaxar ou praticar alguma atividade como mergulho, snorkeling, caiaque ou stand-up paddle, as águas de Belize são um convite irrecusável.

O país ostenta mais de 400 cayes (ilhotas) e impressionantes 180 milhas de recife de barreira para explorar. Das grandes ilhas repletas de palmeiras aos pequenos bancos de areia, cada local é diferente. Eis alguns pontos para se deparar com um caleidoscópio de cores em matéria de peixes tropicais e corais:

Great Blue Hole

Um dos cartões-postais de Belize, o anel de coral que circunda um enorme sumidouro subaquático está localizado nas águas rasas do Atol Lighthouse Reef. Não em vão é considerado um dos melhores locais de mergulho do mundo, pois é realmente impressionante e de tirar o fôlego.

Belize Barrier Reef

Patrimônio Mundial da Unesco, a Barreira de Corais de Belize é a maior barreira de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo. Abriga mais de 500 espécies de peixes, tartarugas, peixes-boi, raias, tubarões-lixa e, claro, corais.

Silk Cayes

Pequena em tamanho, gigante em matéria de vistas paradisíacas e mergulho espetacular. Localizadas em uma reserva marinha, as Silk Cayes estão a cerca de uma hora da vila de Placencia, no sudeste de Belize. Prepare-se para se deparar com um arco-íris de cardumes de peixes e inofensivas águas-vivas. Nas proximidades, também é um local popular para se nadar ao lado de tubarões-lixa.

Shark Ray Alley

Falando em tubarões... Como o nome já indica, Shark Ray Alley talvez seja o local mais popular para vivenciar a experiência de nadar ao lado deles. A partir de Caye Caulker ou Ambergris Caye uma curta viagem de barco a esta reserva marinha leva os viajantes a um mergulho em meio a tubarões-lixa. E, muitas vezes, arraias também se juntam à diversão, o que torna a experiência muito mais emocionante.

South Water Caye

Não há nada como seguir uma tartaruga-gigante à medida que ela nada no azul profundo. Você pode vivenciar isso na Reserva Marinha de South Water Caye, a cerca de uma hora e meia de Placencia. Um cenário idílico que parece saído de um cartão-postal.

Divulgação/Belize
Big Rock Falls
Big Rock Falls

O mergulho aqui é impecável e repleto de bonefish e até cavalos-marinhos. Esta ilha é especialmente popular entre famílias e crianças pequenas, com instalações no local e vistas panorâmicas para o mar.

Laughing Bird Caye

Batizada em homenagem ao pássaro que costumava se reproduzir na região, esta pequena ilha, não muito distante de Placencia, é considerada um parque nacional. Nela, ocasionalmente é possível avistar famílias de golfinhos. Um dos destaques é a possibilidade de observar viveiros de corais debaixo d'água.

Como dá para notar, esses deliciosos recantos oferecem um toque refrescante ao calor tropical, convidando a experimentar atividades revigorantes enquanto está cercado pela beleza surpreendente de Belize.

Tópicos relacionados