Movida

Artur Luiz Andrade   |   30/04/2008 08:44

Lucro da Gol e prejuízo da Varig são de R$ 200 milhões

Lucro da Gol e prejuizo da Varig sao de R$ 200 milhoes O lucro liquido consolidado da Gol, excluindo a Varig, no primeiro trimestre de 2008,

O lucro líquido consolidado da Gol, excluindo a Varig, no primeiro trimestre de 2008, segundo dados divulgados hoje pela empresa e disponíveis em www.voegol.com.br/ri, foi de R$ 200,1 milhões. Já o resultado da Varig, comprada pela Gol há cerca de um ano, registrou um prejuízo, no mesmo período, de R$ 203,7 milhões, o que fez com que o grupo apresentasse um prejuízo de R$ 3,6 milhões nos três primeiros meses do ano. As medidas para melhorar os resultados da Varig já foram tomadas, com a mudança da malha e do foco da companhia, agora centrado na América do Sul e no mercado doméstico.

A Gol explica aos investidores essas mudanças: “Em linha com nosso objetivo anunciado de tornar VRG uma contribuição positiva aos nossos resultados consolidados até o terceiro trimestre de 2008, cancelamos nossos vôos intercontinentais. No dia 10 de abril, iniciamos a reorganização da malha internacional da VRG, com o intuito de adequá-la melhor às condições de mercado, aumentando sua presença nos mercados da América do Sul e concentrando esforços em segmentos onde possui vantagens competitivas. Vôos para Frankfurt, Londres e Roma cessaram operações em março e vôos para Cidade do México, e Madrid encerrarão durante o segundo trimestre. Esta decisão estratégica foi tomada com base em uma análise cuidadosa de fatores externos e atributos competitivos do serviço oferecido pela VRG que estavam afetando a consolidação da Empresa nos mercados de longo percurso.”.

Os custos da Varig, maiores que o da Gol, também influenciaram no resultado negativo. O combustível, como em todo o mundo, é o grande vilão dos custos das aéreas. “Os custos operacionais por ASK (assento/km) consolidados, excluindo combustível, apresentaram um aumento de 10,2%, para 8,72 centavos de real, principalmente devido à redução de 10,7% na utilização das aeronaves. O CASK sem combustível da GTA (Gol Transportes Aéreos) aumentou 3,7%. As despesas de combustível por ASK aumentaram 16,7% na comparação ano a ano. Devido à menor utilização das aeronaves e à alta nos preços de combustível no primeiro trimestre, o total de despesas operacionais cresceu 12,8%, para 14,73 centavos de real. A companhia continua reduzindo os custos da VRG aos padrões Gol, através da modernização e padronização da frota, mantendo foco nos mercados em que temos vantagem competitiva. O CASK da VRG no 1T08 atingiu R$15,6 centavos, maior que o da Gol.”.

Até o final do segundo trimestre de 2008, a Gol planeja acrescentar seis novas aeronaves 737 NG à frota e devolver um total de dez aeronaves 737 clássicas e a maioria de seus 767. O plano de modernização e renovação das frotas resultará numa redução na idade média da frota para 5,8 anos no final de 2008, além de redução no consumo de combustível e aumento da produtividade.

A receita operacional líquida consolidada, principalmente a receita de transporte de passageiros, cresceu 54,3%, para R$1,6 bilhão, principalmente, devido ao aumento de 39,7% nos passageiros-quilômetro transportados (RPK) combinados com um yield 10,0% maior e compensados pelo load factor 8,0 p.p menor. A taxa de ocupação no 1T08 foi afetada pela manutenção das malhas de alta temporada da GTA e VRG até o dia 24/03/2008, um mês e meio após o fim da temporada de férias, o que foi motivado por novas regulamentações da Anac. O crescimento do RPK consolidado reflete o aumento de 32,3% nas decolagens e de 7,5% na etapa média. O volume de RPKs consolidados cresceu 39,7%, para 6.837 milhões, e o número de passageiros pagantes aumentou 19,7%, para 6,4 milhões.
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