Movida

Artur Luiz Andrade   |   30/04/2008 08:55

Tarifa média cresceu 32,1% na Gol e Varig

Tarifa media cresceu 32,1% na Gol e Varig Dentro dos resultados da Gol e da Varig divulgados hoje para o primeiro trimestre deste ano, desta

Dentro dos resultados da Gol e da Varig divulgados hoje para o primeiro trimestre deste ano, destaca-se o aumento da tarifa média, que foi de 32,1%, saindo de R$ 182,6 no mesmo período do ano passado para R$241,2. Os yields consolidados aumentaram 10,0%, para 21,9 centavos de real por passageiro-quilômetro. A receita operacional por assento-quilômetro oferecido (“RASK”) consolidada diminuiu em 2,2%, para 14,5 centavos de real no 1T08 (comparada a 14,9 centavos de real no 1T07). Os yields da GTA (Gol Transportes Aéreos) totalizaram 24,1 centavos de real, um aumento de 20,8% em relação ao 1T07, e o RASK da GTA aumentou 13,9%, para 16,9 centavos de real. Os yields da VRG foram 14,9 centavos de real e o RASK foi 8,6 centavos de real.

A expansão de 57,7% no volume de assentos-quilômetro oferecidos (ASK), numa comparação ano a ano, permitiu a adição de 21 novas freqüências diárias na GTA e de 53 novas freqüências diárias na VRG. O acréscimo de 43,7 aeronaves (média) em comparação ao 1T07 (de 65,8 para 109,5) possibilitou o aumento do ASK.

A participação média no mercado doméstico da GTA foi de 38% e a da VRG de 4% no trimestre. Com as operações das rotas internacionais, a GTA conquistou uma participação média no mercado internacional de 11% (do RPK das empresas brasileiras com vôos internacionais) no mesmo período. A VRG atingiu a participação no mercado internacional média de 19%. No 1T08, 32,3% do volume total consolidado de RPK da companhia foi relacionado ao tráfego internacional de passageiros.

A companhia registrou um aumento de R$302,8 milhões nas despesas com combustíveis, reflexo tanto do aumento de consumo de combustível quanto do aumento de 17,6% no preço por litro no primeiro trimestre. A taxa de ocupação break-even consolidada aumentou 1,2 pontos percentuais, para 62,6%, ante 61,4% registrados no 1T07. Os chamados custos comerciais e de publicidade aumentaram 83% comparando-se os dois períodos (deste ano e de 2007): de R$ 76,6 milhões para R$ 140 milhões. Em relação ao quarto trimestre de 2007 essas despesas subiram 32%.

Veja os resultados completos da Gol e da Varig em www.voegol.com.br/ri.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias