Movida

Fabíola Bemfeito   |   28/03/2009 20:41

Cuba mostra novos produtos e quer parques temáticos

Cuba mostra novos produtos e quer parques tematicos HAVANA – Voce sabe o que um “canhonaco”? E a mais recente novidade promovida por Cuba, q

PANROTAS / Emerson Souza
A fortaleza de San Carlos de La Cabaña em Havana, onde todas as noites acontece o "Canhonaço"
A fortaleza de San Carlos de La Cabaña em Havana, onde todas as noites acontece o "Canhonaço"
HAVANA – Você sabe o que um “canhonaço”? É a mais recente novidade promovida por Cuba, que mostra seguir se reinventando para manter o turismo em alta, uma vez que a atividade é uma das poucas alternativas para entrada de divisas internacionais no país, que vive em meio a um embargo norte-americano e, em consequência, de diversos países capitalistas, há décadas.

Além de uma intensa restauração de seu centro histórico – La Habana Vieja ou Havana Velha – que começa de fato a ter resultados claramente perceptíveis, apresentando uma nova e mais colorida face aos visitantes, o país também está sensível para a criação de produtos que sigam além do turismo de sol e praia. Um deles é o “Canhonaço”, que acontece na fortaleza de San Carlos de La Cabaña, todas as noites, em Havana Velha.

A novidade surpreendeu muito favoravelmente os jornalistas da América do Sul, convidados da Taca para a viagem do vôo inaugural direto entre Lima e Havana, cuja maioria sequer sabia o significado da palavra “canhonaço”. E que se mostrou uma ótima atração e experiência.

Trata-se de uma reprodução fiel de uma tradição cubana, que começou no século 16, quando tiros de canhão eram usados para informar que as fortalezas da cidade, à época totalmente amuralhada, iriam fechar suas portas à entrada de qualquer um – quem ficasse para o lado de fora só teria a proteção dos fortes na manhã seguinte.

O show não é novidade, acontece há mais de dez anos, mas sempre foi mais apreciado pelos cubanos e agora começa a se mostrar aos turistas. Com atores com trajes típicos e linguagem de época, o evento acontece pontualmente às 21h todos os dias em meio a uma atmosfera festiva na fortaleza, com bandas, danças, exposições de arte e barraquinhas de artesanato.

O local conta ainda com um museu em homenagem a Che Guevara (que de lá liderou um dos focos da revolução cubana tendo se instalado na fortaleza, com seu exército por solicitação de Fidel Castro, em 1º de janeiro de 1959), restaurantes e bares, que seguem abertos antes e após o Canhonaço, que leva cerca de 15 minutos.

Cuba também mostrou aos visitantes da América do Sul um novo roteiro histórico pelo Centro. E informou que agora conta com programas de incentivo do país aos que queiram construir campos de golfe, marinas e, acreditem, parques temáticos, estilo de atração que se consagrou nos Estados Unidos.

Se depender do show temático do Canhonaço, a iniciativa tem tudo para ser um sucesso.


*Fonte: Viagem a convite da Taca com apoio do Ministério do Turismo de Cuba (Mintur)

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias