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Claudio Schapochnik   |   05/05/2009 17:35

Amadeus e AF testam nova tecnologia de check-in wi-fi

Amadeus e AF testam nova tecnologia de check-in wi-fi O aeroporto de Nice, na badalada regiao francesa da Cote d´Azur, e o alvo de uma exper

PANROTAS / Emerson Souza
O aeroporto de Nice, na badalada região francesa da Cote d´Azur, é o alvo de uma experiência piloto que tem como meta desafogar as longas filas de check-in dos balcões das empresas, o acesso aos terminais de embarque e a entrada nos aviões. Trata-se do produto chamado de Pass&Fly desenvolvido pela Amadeus em parceria com o aeroporto da cidade, IER e com o Grupo Air France-KLM. O projeto utiliza pela primeira vez no mundo a tecnologia de Near Field Communication (NFC), que permite conectividade sem fio para curtas distâncias, em aeroportos.

“É uma facilidade onde o passageiro vai ganhar tempo e todos os parceiros envolvidos também vão ganhar de alguma forma, como em relacionamento, na redução de custos e na ampliação de receitas”, diz, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, o diretor de Contas do Airline Business Group América Latina da Amadeus, Gustavo Murad (foto).

Para ter acesso ao projeto, o passageiro deve ser associado – ou tem de se inscrever – nos programas de fidelidade do grupo aéreo, o Flying Blue, e do aeroporto, o Club Airport Premier. “Feito isso, uma funcionária da aérea ou do aeroporto adesiva um chip no celular do passageiro, que fará a conexão com os terminais e leitores com a tecnologia NFC”, explica Murad. “Indicamos que o celular seja o ´veículo´ do chip pois o aparelho pode exibir na tela as informações como número do portão de embarque, número do assento etc. Mesmo que o celular esteja desligado, sem bateria, o passageiro pode visualizar os dados de seu embarque na tela do leitor – basta aproximar o celular”, completa o executivo.

“O sistema garante total segurança das informações trocadas entre a companhia aérea e o aeroporto”, assegura ele. No acesso ao avião, como mais uma medida de segurança, a equipe da companhia aérea confire os documentos do passageiro para evitar qualquer problema.

Além do check-in, ao aproximar o celular do leitor o passageiro também tem suas milhas acumuladas nos dois programas de fidelidade. “O projeto começou no dia 15 de abril e se estenderá durante seis meses, quando vamos reavaliá-lo e fazer eventuais ajustes”, adianta Murad. “Certamente o Pass&Fly terá uma grande demanda e um crescimento bem rápido, e o Brasil também é candidato a receber essa tecnologia." Para ver um vídeo demonstrativo do produto, clique aqui.
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